Mestrado: qual a sua importância para as carreiras jurídicas?

Quem deseja seguir a carreira acadêmica sabe que o mestrado é essencial para o sucesso profissional. E, no caso da graduação em Direito, mesmo que o seu interesse não esteja em uma sala de aula, o mestrado abre muitas portas e oferece um grande diferencial competitivo.

Então, o mestrado não serve só para dar aula?

Não! O mestrado em Direito é responsável por elevar o grau de qualidade do serviço que um profissional oferece, transformando-o em uma referência na sua área de atuação. Durante o curso, o aluno irá desenvolver habilidades de investigação sistematizada de problemas jurídicos.

Quais benefícios o Mestrado em Direito oferece para a carreira jurídica?

Além do aperfeiçoamento, o mestrado em Direito tem um importante papel no desenvolvimento e evolução da área jurídica no país, já que busca expandir o pensamento dos alunos e aprofundar questões de relevância para o setor.

Mas não é só isso. Em muitos concursos públicos, o título de mestre ou doutor faz parte dos critérios de avaliação dos candidatos, proporcionando uma inestimável vantagem durante a seleção.

Também é importante considerar que quem escolhe o caminho do mestrado busca sair de uma carreira estagnada, e deseja ampliar as suas opções para o futuro.

Principais vantagens do Mestrado em Direito

1 – Construção do pensamento crítico

Essa é a oportunidade perfeita para desenvolver o pensamento crítico. Isso acontece porque o mestrado possui uma extensa gama de disciplinas, que vão colocar o estudante diante de um grande panorama de informações e, assim, iniciar a sua construção de ideias e questionamentos.

2 – Aperfeiçoamento profissional

Se a sua intenção é se destacar na empresa em que trabalha ou alcançar uma promoção, o mestrado é um bom investimento para isso. Apesar de Direito ser uma das graduações mais procuradas do Brasil, o que aumenta a competitividade no mercado de trabalho, são poucos os operadores do Direito com curso de pós-graduação, especialmente o mestrado. Os que possuem o título ganham uma vantagem competitiva muito grande sobre os demais.

3 – Desenvolvimento de networking

O mestrado é o ambiente fundamental para estabelecer contatos, conhecer novas pessoas e criar vínculos com profissionais. Essa é uma porta importante para se abrir e que poderá contribuir, e muito, com o futuro da sua carreira jurídica. Além disso, a troca de experiências e conhecimentos será inestimável para sua formação.

4 – Reconhecimento profissional e acadêmico

Ingressar em um mestrado exige esforço e comprometimento. Por isso, com um nível tão alto de conhecimento científico, pesquisas, estudos, trabalhos científicos e publicações de artigos, o reconhecimento é mais do que merecido. E pode ter certeza que ele chega, tornando o profissional uma referência em sua linha de pesquisa e proporcionando muitas oportunidades.

5 – Maior chance de passar em concurso público

O setor público representa uma ótima oportunidade para quem atua com Direito, entretanto, a competitividade é grande. Mas muitos concursos públicos possuem prova de título, ou seja, somam pontos extras aos candidatos com pós-graduação.

Especializar-se é tão importante assim para a carreira jurídica?

Muito mais do que você imagina, e a boa notícia é que traz muitos benefícios para o futuro. Mesmo que o seu desejo não seja fazer um mestrado, quando a área de interesse é o Direito, especializar-se é uma necessidade, já que a profissão exige reciclagem e aperfeiçoamento dos conhecimentos, seja para um advogado, magistrado ou agente do Ministério Público.

Com todas essas dicas, agora fica fácil você decidir qual caminho quer seguir e saber como o mestrado pode ajudar a alavancar a sua carreira.

Se você curtiu essas informações e quer ficar ligado em muitos outros assuntos essenciais para o sucesso do seu futuro profissional, inscreva-se já em nossa newsletter!