Conheça 7 carreiras jurídicas que são tendência para o futuro

O mundo muda e as profissões também. E com tanta tecnologia e inovação, as tradicionais áreas do Direito ganham novas e diferentes carreiras jurídicas para ajudar a promover a justiça em meio as transformações da nossa era.

Essa é uma ótima notícia para quem acaba de sair da faculdade ou que está se preparando para o vestibular, já que as tendências para o futuro ampliam seu poder de escolha, que vão além da atuação mais conhecida da advocacia ou dos famosos concursos para juiz, promotor, delegado etc.

Para ajudar a escolher o melhor caminho a seguir, confira as carreiras jurídicas tendência para o futuro que selecionamos e comece já a se preparar para fazer sucesso:

1 – Advogado de Direito Digital

É impossível pensar em tecnologia e não falar sobre as mudanças e facilidades que a internet trouxe para a vida de milhões de pessoas em todo mundo, basta ter acesso a ela. Com toda essa facilidade também chegam os problemas, como o expressivo aumento dos crimes cibernéticos e, com isso, a procura por profissionais especializados para lidar com eles, cresce.

É aí que a carreira do Advogado de Direito Digital brilha. Este profissional precisa compreender muito bem como funciona o ambiente da internet e, assim, aplicar com segurança as leis que protegem e asseguram os direitos das pessoas.

2 – Advogado de Fusões e Aquisições

Quando empresas passam por fusões ou alguma corporação é adquirida, há muito planejamento por trás disso. Esse tipo de processo, geralmente, leva meses ou até anos para a sua finalização e a presença de um profissional de direito societário é fundamental.

A área de Fusões e Aquisições, que faz parte do direito societário, é uma carreira promissora e que mais cresce em todo o mundo. O trabalho envolve muitos detalhes e profundo conhecimento do mundo dos negócios, além da própria organização, como a sua estrutura física, produtos, colaboradores, a sua marca, entre outros aspectos.

3 – Advogado de Concorrência

Conhecimento sobre as leis de concorrência, dentro e fora do país, é essencial para o profissional que pretende se dedicar a essa carreira jurídica. Não é para menos, em um mundo tão globalizado como o que vivemos, os consumidores e as empresas precisam ficar de olho nas estratégias de marketing e de que forma elas afetam a vida das pessoas, seja de forma positiva ou negativa.

É aí que o Advogado de Concorrência entra, analisando o desempenho das organizações e seus concorrentes, garantindo que eles estejam atuando de acordo com a lei.

4 – Advogado de Recuperação Judicial

Em tempos de crise econômica, as empresas enfrentam a perda de clientes e a possibilidade de falência. Mas, existe uma opção importante para dar a volta por cima: a recuperação judicial.

Para ajudar a superar essa crise financeira e com este tipo de processo, o Advogado de Recuperação Judicial orienta e atua como mediador entre os gestores da empresa, os seus credores, além de realizar todos os tramites da lei.

5 – Advogado de Arbitragem

Essa é a carreira jurídica que encara qualquer conflito. A atuação deste profissional envolve orientar e aconselhar situações em que as partes de uma causa buscam resolver suas solicitações sem recorrer à formalidade da Justiça.

6 – Advogado de Compliance

Fala-se muito sobre fraude e corrupção atualmente. E advinha qual carreira jurídica é a responsável para garantir que uma empresa atue de acordo com as leis e suas normas internas? Acertou! É o Advogado de Compliance, que faz o trabalho semelhante a uma auditoria e estruturação nas empresas para que elas cumpram a lei. Além disso, esse profissional ganha cada vez mais espaço no meio corporativo e está mais requisitado.

7 – Advogado do Direito da Mineração

Em uma atividade tão importante para o país, o Advogado de Direito da Mineração tem que marcar presença e garantir que as leis sejam sempre cumpridas, afinal, essa atividade lida com inúmeras vertentes, como encontrar jazidas, construtoras, bancos, comunidades e os próprios consumidores.

Viu quantas opções diferentes e em alta na área jurídica? Se você se indentificou com alguma delas, o curso de Direito é a faculdade certa para você!

Para saber mais e receber outras dicas como essa, inscreva-se em nossa newsletter e nos acompanhe!

Tags: | |