Você mais próximo da FDSM!

Inscreva-se para saber das novidades!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

5 dicas para você exercitar sua liderança

5 dicas para você exercitar sua liderança

Quando se fala em sucesso profissional, logo se pensa em liderança. O grande líder possuí uma energia especial, é uma pessoa inspiradora que serve de exemplo para os demais.

Mas você tem ideia de como estas pessoas se tornam líderes? O que elas têm que as diferenciam tanto?  Esse é um processo natural ou pode ser treinado? Como desenvolver essas habilidades?

Leia a matéria e veja 5 hábitos que farão de você um grande líder!

 

1. Que tipo de líder você quer ser?

Lembre-se dos seus gestores, professores, colegas… Quais são os que você mais admira? Por que eles chamam a sua atenção? Observe os valores que norteiam as atitudes dessas pessoas e entenda a forma como elas agem e se relacionam. Ter empatia, bom humor, buscar ser justo e interessar-se pelo crescimento e formação dos liderados são algumas características dos líderes. Tente aprender com eles!

2. Aprenda a lidar com pessoas

liderança_traduzida_em_resultados

O líder precisa conversar e se relacionar com pessoas de sua própria equipe e de outros times. Não é possível conduzir pessoas sem conhecer cada um de seus membros, seus principais pontos fortes e necessidades. Um bom líder se interessa pelas histórias e os anseios de seus liderados.

3. Desenvolva novas habilidades.

Exercer liderança é aprimorar-se continuamente, e isso exige formação, dedicação e estudo. A cada ano surgem novos modelos de liderança, novos segmentos de atuação, e é preciso ficar antenado a tudo isso. Exemplo: a questão da liderança digital é hoje algo muito forte. Um digital influencer tem grande valor. Assim, no ritmo das frequentes mudanças do mercado, as competências e os hábitos de um líder também precisam mudar.

O mercado de trabalho atual exige que o líder seja empreendedor, inovador, tenha pensamento crítico, enfim, várias características que, no passado, nunca foram consideradas. Trabalhe para desenvolver estas habilidades em você. E acima de tudo, busque capacitar-se sempre.

4. Habitue-se a ser um bom ouvinte.

 

Diversas vezes os líderes trazem uma série de hábitos de outras empresas e se precipitam quando são chamados a tomar novos posicionamentos. Isso acaba prejudicando a equipe. Por isso, é importante saber ouvir a todos os envolvidos na questão: colaboradores, diretores, fornecedores e clientes.

Quando você ouve as pessoas, devem saber que é preciso ter maturidade para receber feedback negativo e estar preparado para lidar com as críticas sem se deixar abater e sem reagir de forma impensada. 

5. Passe adiante a liderança.

homem_toma_liderança_explicando_estrategias

Se você quer ser um bom líder, saiba que uma de suas atribuições será a formação de novas lideranças. Essa missão significa estar sempre atento para descobrir um novo potencial, um talento que só precisa de apoio para desabrochar. Um líder nunca teme perder o seu lugar para os jovens: ele trabalha duro para ver esses mesmos jovens se desenvolvendo e crescendo profissionalmente.

Após ler esse texto, o que você acredita ser o maior desafio para ser um líder nos dias de hoje? Você tem conseguido superar suas limitações para desenvolver novas habilidades? Deixe seu comentário e compartilhe a sua experiência!

  • banner de mestrado

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *