Você mais próximo da FDSM!

Inscreva-se para saber das novidades!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Como as inovações tecnológicas na educação afetam o aprendizado?

Como as inovações tecnológicas na educação afetam o aprendizado?

É fato que a modernidade já chegou ao ensino, mas você sabe como as inovações tecnológicas na educação interferem na forma de ensinar e aprender? Quais são as principais tecnologias? O que considerar para escolher a melhor instituição nesse aspecto?

São perguntas-chave que todo vestibulando deveria fazer a si mesmo e encontrar as melhores respostas. E foi pensando em você que preparamos um artigo completo com as melhores instruções e sobre como agir nesse sentido.

Entenda agora a importância de cada tecnologia e suas interferências no aprendizado!

O que é Educação 4.0?

A nomenclatura Educação 4.0 é uma forma de denominar a aplicação dos avanços tecnológicos relacionados a mais nova Indústria 4.0, também chamada de quarta revolução industrial.

Termos modernos como linguagem computacional, inteligência artificial, chatbots entre outros são inseridos no contexto de ensino e aprendizagem, fazendo com que a educação se torne mais dinâmica e evolutiva.

Diante desse cenário, as instituições de ensino superior (IES) devem obrigatoriamente se modernizar, sob pena de tornar seu sistema de ensino cada vez mais retrógrado e defasado. Hoje os investimentos em tecnologia devem constantemente fazer parte do planejamento pedagógico de universidades.

Como aplicar inovações tecnológicas na educação?

O uso de diversos dispositivos, bem como termos tecnológicos e virtuais, representam os caminhos principais de inserção de inteligência moderna de ensino nas escolas. Alunos e professores se adaptam a novos meios e enriquecem a educação.

Bibliotecas digitais, lousas e mesas interativas, entre outras novidades, vêm sendo aplicadas intensamente para tornar o ensino mais moderno. Esses recursos quebram as barreiras de uma sala de aula fechada e permitem interatividade em qualquer hora e lugar.

Conheça agora algumas das principais perspectivas que integram educação e tecnologia:

Em comunicação

Usar inovações na educação facilita e agiliza o processo comunicativo. Ferramentas como Whatsapp e redes sociais podem ser utilizadas para agregar informação e aumentar o interesse dos alunos. Dessa forma, é possível agilizar o trabalho executado por secretarias e recepções ao disponibilizar informações extraclasse úteis e rápidas.

Em aplicativos

Já há alguns apps que auxiliam professores e alunos no processo educacional. AppProva, Técnicas de Estudo, Pertoo e outros funcionam como pequenas plataformas de ajuda para melhorar o acesso a feedbacks, aumentar o treinamento de exercícios e obter comunicações sobre provas, lições, entre outros.

Em armazenamento e organização de dados

Dropbox e Drive são apenas alguns dos melhores serviços nesse aspecto. Por meio dessas ferramentas alunos e professores podem armazenar vídeos, fotos, gravações, PDFs e muito mais. É uma forma de guardar dados em nuvem que garante segurança e confiabilidade, além de permitir compartilhamentos e realização de tarefas de forma colaborativa.

Em gestão escolar

Nesse aspecto, os atores de ensino aprendizagem economizam tempo e simplificam atividades. É possível organizar o sistema financeiro, otimizar tarefas e monitorar desempenho de alunos. Conheça agora alguns dos principais aplicativos que colaboram em gestão:

  • Google classroom;
  • Nearpod;
  • WPensar.

Como escolher uma instituição?

Diante de todas essas possibilidades, é importantíssimo que o vestibulando saiba escolher uma universidade que domine o uso dessas tecnologias. É preciso levar em consideração a qualidade e a variedade de dispositivos que você encontrará no ambiente escolar.

Também é interessante ressaltar que os polos de trabalho tendem a implantar competências virtuais em seus cargos, ou seja, as funções do futuro terão menos conhecimentos tradicionais e mais aplicações digitais. Dessa forma é fundamental escolher uma faculdade que prepare para esse futuro.

Confira agora algumas tecnologias fundamentais na aplicação do ensino 4.0:

Biblioteca digital

Usada para facilitar o uso de livros, artigos e documentos de pesquisa por professores e alunos. Ela desburocratiza o acesso, padroniza a qualidade de entrega e economiza custos com impressões, materiais, móveis de guarda e salas físicas.

O aluno pode escolher o livro de estudos com muito mais praticidade a qualquer hora do dia e sem filas. Também pode pesquisar com mais inteligência e rapidez por autor, tema ou editora, além de ler conteúdos, estudar e pesquisar de forma totalmente virtual.

Lousa digital

Esqueça o incômodo, a poeira e as alergias ao uso do giz. Hoje os professores utilizam canetas e quadros brancos. A tecnologia mais atual nesse campo é a lousa digital, que permite compartilhamento de vídeos, imagens e textos, além da edição em tempo real de conteúdos em sala de aula.

Por meio de caneta ótica, tela especial e dispositivo projetor o professor amplia as possibilidades didáticas e torna a aula muito mais dinâmica, organizada e interessante.

Uso de celulares

Em vez de comprar uma briga praticamente perdida, por que não se render ao uso de celulares em sala de aula? Una o útil ao agradável permitindo a exploração do dispositivo para auxílio na aprendizagem.

Os avanços na tecnologia mobile favorecem a adesão de aplicativos de estudos, carteirinha digital, acesso a plataformas, entre outras funcionalidades. Essa é a primeira e mais consistente inovação tecnológica a ser aplicada em salas de aulas modernas.

Mesas interativas

Recurso ideal para aplicação no ensino e alfabetização de crianças. Até seis alunos podem usá-las ao mesmo tempo em atividades, brincadeiras e outras possibilidades que modernizam o ensino nas escolas. Também podem ser utilizadas para ensino de adultos.

Sistema de som

Pode parecer um recurso simples, mas contar com um sistema de som avançado contribui para uma comunicação melhor em ambiente escolar. Isso ocorre não só em sala de aula, mas também em salões, auditórios e outros espaços reservados a exibições de filmes e documentários importantes no processo pedagógico.

Laboratórios de informática

Entre as principais inovações, os laboratórios equipados com PCs representam item obrigatório em universidades. É muito importante que esse espaço disponibilize equipamentos atualizados e com alta qualidade para que o aluno possa desenvolver o ensino em plataformas informatizadas.

Jogos Interativos

Outra tecnologia que vem sendo cada vez mais implantada em sistemas educacionais é a chamada “gamificação” do ensino. Nessa perspectiva os alunos têm a possibilidade de aprender temas por meio de jogos educativos. É uma ferramenta que aumenta a motivação e o interesse.

Chegamos ao final do nosso post. Neste artigo mostramos como a tecnologia está sendo aplicada no ambiente de estudos. Explicamos o conceito de Educação 4.0 e sua relação com a transformação digital. Finalmente apresentamos as principais novidades a serem consideradas na escolha de uma instituição de ensino.

Viu como as inovações tecnológicas na educação estão cada vez mais presentes nas instituições? Já conhecia todas essas novidades? Aproveite a oportunidade e comente no post o que você achou de mais interessante!

  • Vestibular FDSM 2020

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *