Você mais próximo da FDSM!

Inscreva-se para saber das novidades!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Aprenda a importância de ter uma rotina de estudos agora mesmo!

Aprenda a importância de ter uma rotina de estudos agora mesmo!

Estudar às vésperas de provas, seleções e avaliações em geral é uma prática muito comum de brasileiros. Agora, e se a pessoa tivesse um hábito? Uma rotina de estudos? Faria realmente a diferença?

Pensando no aumento significativo de disciplinas, competências e habilidades exigidas e preparação profissional para o mercado de trabalho, destacamos neste post o que fazer para aprender de verdade a estudar com disciplina e frequência.

Confira agora as principais dicas que vão mudar para sempre sua atitude nos estudos!

Desenvolva o hábito de estudar

Ações mudam o momento, hábitos mudam a vida. E é ao longo de uma carreira acadêmica e profissional que a pessoa alcança as maiores conquistas. Não tenha dúvida de que isso tudo só vem após longos anos de estudos intensos e frequentes.

O cérebro humano funciona retendo o que é relevante para a pessoa, e quando alguém simplesmente deixa de estudar após cursos, provas e avaliações a tendência é que o aprendizado se perca ao longo do tempo.

E o mais legal da rotina de estudos é que o conhecimento é multiplicado ao ser estimulado, ou seja, a partir de um certo tempo você dominará disciplinas tão bem que começará a ampliar relações entre áreas de estudo e aumentar a velocidade de aprendizagem.

Portanto, escolha agora mesmo no máximo seis e no mínimo cinco dias na semana para estudar tudo que fará você evoluir pessoalmente e profissionalmente. Leia livros didáticos, literários, faça exercícios e treine o máximo de horas que puder a cada dia.

Tenha uma organização em suas entregas e no aprendizado

O próximo passo é se organizar. Não pense em ser um robô. Faça da rotina algo agradável e possível de encaixar no seu dia a dia. Todos nós devemos ter momentos de lazer, de descanso e de família.

Então coloque seus horários em ordem e insira a disciplina como palavra-chave no seu dicionário. Faça planejamentos organizados em semanas, quinzenas ou meses. Deixe pequenos espaços livres para eventuais imprevistos.

Registre horários e datas de maneira precisa de entrega de trabalhos e realização de provas e faça com que seu ciclo de estudos se complete pelo menos uma semana antes para ter tempo livre de ajustes e para sanar dúvidas.

Saiba aproveitar intervalos de maneira equilibrada

Os intervalos entre estudos são usados apenas para descanso mental e em curtos espaços de tempo. O que você deve fazer é levantar-se, esticar o corpo, recolocar sua respiração, sua musculatura e postura em ordem.

Nesse pequeno momento o cérebro terá o tempo necessário para registrar melhor o que foi estudado. Especialistas recomendam entre 50 minutos e uma hora de estudos para cada 10 ou 15 minutos de descanso.

Não use esses intervalos para acessar redes sociais, ver televisão ou ligar para alguém. Use somente para repor as energias cerebrais. Você perceberá em seu retorno que a aprendizagem fluirá muito melhor.

Estabeleça uma periodicidade

Elabore ciclos de estudos e insira a grade completa de disciplinas. O ideal é que você saiba em quais matérias você tem alto rendimento e em quais você encontra dificuldades de aprendizagem.

Estabeleça tempos maiores para disciplinas mais complexas e extensas e tempos menores para as demais. É recomendado que esse ciclo dure uma semana ou no máximo 15 dias. Ao final de cada período você evoluirá em teoria e prática.

Utilize videoaulas

Explore ao máximo conteúdos em vídeo. As videoaulas têm uma tendência de absorção de conhecimento muito maior que leituras. Não é o caso de abandonar os livros, mas ter a percepção dinâmica do conhecimento por meio de imagens instrutivas.

Então saiba que dentro do seu planejamento você deverá encaixar tempo suficiente para leituras e exibição de videoaulas. É uma forma eficaz de melhorar o aprendizado com diferentes métodos.

Tenha metas alcançáveis

Esqueça metas inalcançáveis. O estudo começa com pequenas instruções e vai se multiplicando ao longo dos meses. O ideal é que você meça o tempo de leitura para cada página e realização de exercícios.

A partir disso, estabeleça o quanto você deve ler, ver e exercitar a cada ciclo. O principal aspecto nessa dica é de concentração. Entenda que não adianta ler cinco páginas rapidamente e não absorver o aprendizado. Vale mais ler duas e dar um passo à frente mais seguro e eficaz.

Organize os materiais de estudos

Saiba encaixar os materiais mais utilizados nas prateleiras mais próximas. Terão mais importância os livros e recursos relativos às suas metas mais urgentes. Explore recursos simples como lápis, caneta, borracha, apontador e outros de forma que estejam sempre à mão.

É fundamental que os conteúdos sejam separados por tema e sejam absorvidos de forma completa a cada ciclo de estudos. Entenda que você não poderá interromper o aprendizado no meio de um assunto específico.

Então, separe no mínimo capítulos inteiros para estudar e concluir até o próximo intervalo. Separe o que já domina, o que ainda precisa de reforço e o que precisa de exercícios. Registrar e acompanhar essas informações é fundamental para manter seus estudos organizados.

Saiba qual é a sua forma de aprendizado

Cada um tem sua maneira de aprender. Alguns são mais cinestésicos, outros auditivos, outros visuais. De acordo com cada forma de perceber as coisas é possível aprender melhor. Então, descubra-se e use materiais de acordo com sua adaptação.

Alguns aprendem muito bem lendo livros, artigos e PDFs. Já outros precisam realizar ações para compreender melhor o desenvolvimento, ou seja, precisam de prática. Para alguns, basta ver o que se está aprendendo.

A palavra-chave para absorver bem essa dica é autoconhecimento. Saber suas habilidades e até os melhores horários para aprender. Dependendo do ritmo pessoal é possível absorver melhor pela parte da manhã, tarde ou noite. Saber sobre você é parte importante para otimizar a rotina de estudos.

Chegamos ao final do nosso post. Compreendeu o quanto é importante estudar com frequência? Então aproveite a oportunidade e aplique com seriedade todas essas dicas em sua vida.

Neste post foi possível aprender a importância do hábito em estudar. Foi possível aprender sobre organização, periodicidade, metas e autoconhecimento. Também ensinamos como otimizar a sua mente nos estudos.

Continue desenvolvendo essa rotina de estudos e aprenda como ser estudante nota 10 em tudo que você fizer. Temos certeza de que essa prática mudará sua vida e elevará sua carreira profissional a conquistas de peso!

    Sobre o Autor

    0 Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *