Você mais próximo da FDSM!

Inscreva-se para saber das novidades!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Saiba como planejar sua vida acadêmica para aproveitar ao máximo

Saiba como planejar sua vida acadêmica para aproveitar ao máximo

Entrar na faculdade é um fato que proporciona muitas mudanças na vida de uma pessoa, por isso, planejamento é fundamental. Se você vai ingressar na graduação, saiba que existem algumas condutas fundamentais que garantem que você aproveite a vida acadêmica, aprenda todo o conteúdo apresentado no decorrer do curso e tenha uma boa experiência universitária.

Pensando nisso, preparamos este post para você saber todas as vantagens e possibilidades que terá ao ingressar em uma instituição de ensino. Confira!

Quais são as maiores mudanças que ocorrem após o ingresso na faculdade?

Aproveite o início dessa nova época em sua vida e não tenha medo de experimentar coisas novas. É o momento ideal para isso, pois, se algo não sair como o planejado, as chances de você conseguir reverter o erro são maiores. Entretanto, tenha cuidado para não fazer nada que possa ser prejudicial.

A faculdade permite o crescimento em todas as esferas da vida, e a melhor maneira de aproveitar o tempo no ensino superior é se envolvendo de verdade com o ambiente. É importante sair da sua zona de conforto, para aprender ainda mais com essa experiência, estar aberto a conhecer novas pessoas e fazer amizades.

Esteja disposto a interagir com os veteranos do seu curso, pois você deve passar pelas mesmas experiências que eles já vivenciaram, e eles podem ajudar com dicas sobre provas, trabalhos, tarefas e professores quando for necessário.

Ao conhecer pessoas da sua área — tanto os professores como os outros alunos —, você cria uma rede de contatos, conhecida como networking, situação em que ambas as partes apoiam-se mutuamente em relação às questões profissionais.

No ambiente acadêmico, é preciso manter a postura, agir de forma respeitosa e cordial com os professores e colegas, bem como se vestir e comportar-se de maneira adequada, por isso, é comum que os alunos adquiram maturidade durante esse período.

E lembre-se de que o principal objetivo da faculdade é adquirir conhecimento e crescer profissionalmente, por isso, frequente as aulas com regularidade e evitar faltar para aproveitar ao máximo o conteúdo e as explicações dos professores.

O ensino superior é diferente do ensino médio, pois, durante a faculdade, os seus resultados dependem do próprio esforço e o professor faz apenas papel de mediador e mentor.

Durante a vida acadêmica, diversas portas se abrem para o estudante, e o mais importante é saber reconhecer essas oportunidades e aproveitar cada uma delas ao máximo.

Como planejar a vida acadêmica da melhor maneira?

Agora que você já sabe quais são as mudanças que ocorrem após o início da vida acadêmica, vamos apresentar algumas dicas que podem ajudar no seu planejamento para esse período.

Controle-se financeiramente

Esse é o momento de investir na sua vida acadêmica e profissional, por isso, é fundamental se planejar e ter controle financeiro. Lembre-se de que a faculdade requer gastos com livros, material escolar e materiais de apoio que precisam ser adquiridos.

Entretanto, evite compras desnecessárias, para não gastar dinheiro excessivamente, bem como separe parte do seu orçamento para participar de eventos, tais como seminários e palestras, e realizar cursos extracurriculares.

Gerencie o seu tempo

A faculdade compromete boa parte do tempo da vida do estudante com aulas, pesquisas, estudos individuais e em grupos, estágios, vida social, entre outros. Para não se sobrecarregar com tantas tarefas, é fundamental ter o máximo de organização possível.

Para facilitar essa tarefa, é possível anotar em uma agenda todas as suas atividades, os momentos em você estará em sala de aula, o período do seu estágio, as suas atividades extracurriculares e o seu tempo livre. Dessa forma, fica mais fácil visualizar, organizar e aproveitar o seu tempo.

Não se esqueça de separar um momento para estudar em casa e realizar os trabalhos e tarefas que são passados pelos professores. Com disciplina, é possível aproveitar cada momento do seu tempo sem se sobrecarregar.

Socialize

É claro que o principal objetivo da faculdade é estudar, mas não é por isso que você não deve buscar se socializar e fazer novos amigos. Use o período acadêmico para fazer networking, aproximando-se de colegas interessantes e dos professores que você gostar. Isso pode ser muito positivo para construir uma vida profissional de sucesso.

Ter uma rede de contatos auxilia na adaptação para essa nova fase; lembre-se de que você passará os próximos anos da sua vida convivendo com os seus colegas de turma e, por isso, é legal ter companhias durante essa trajetória. Além do mais, essas novas conexões podem se tornar amizades duradouras e confiáveis com o passar do tempo.

Estude com vontade

Não se esqueça do objetivo principal que levou você até a faculdade: a vontade de exercer determinada profissão! Por isso, estude com vontade, estabeleça metas, busque absorver todo o conteúdo e entenda o intuito de cada matéria.

Ter um local adequado para os estudos também é fundamental para manter o foco, então, reserve um ambiente calmo, organizado e silencioso em sua casa com essa finalidade. Se não for possível, bibliotecas e cafés são lugares propícios aos estudos e que costumam auxiliar na concentração.

Não se esqueça de cuidar de você

A vida acadêmica requer bastante dedicação, mas não é por isso que você deve deixar a sua vida particular e os seus momentos de lazer de lado.

Busque praticar atividades físicas nas horas livres, pois elas ajudam na autoestima, melhoram o sono e o humor, além de diminuírem problemas como estresse e ansiedade. Procure por algum exercício prazeroso e o pratique com regularidade.

Separe também alguns momentos para assistir a filmes, séries e ler livros, pois essa distração ajudará você a não se sobrecarregar e ainda fornece disposição para encarar os estudos novamente.

Sabemos que entrar na faculdade pode ser assustador para algumas pessoas, mas aproveite cada momento da sua vida acadêmica. Apesar de exigir alguns sacrifícios, ser universitário garante inúmeras vantagens, como estar em contato com o conhecimento e diferentes colegas e profissionais. Siga nossas dicas para aproveitar ao máximo esse momento único da sua vida!

E agora, deixe um comentário para compartilhar com a gente e com os nossos outros leitores o que você achou deste post e o que você espera da vida acadêmica!

  • Vestibular FDSM 2020

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *