Você mais próximo da FDSM!

Inscreva-se para saber das novidades!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Por que fazer uma pós-graduação ou mestrado? Leia este post!

Por que fazer uma pós-graduação ou mestrado? Leia este post!

Continuar os estudos após a faculdade, fazendo uma pós ou mestrado, é uma virtude muito valorizada pelas grandes empresas. Altos salários, reconhecimento e realização são alguns dos melhores benefícios de quem continua a jornada estudantil. Mas o que escolher, pós-graduação ou mestrado?

Neste post, você não só vai aprender a responder a essa pergunta, mas compreender que é necessário entender todas as opções para depois escolher. Se estava procurando informações completas e objetivas sobre cada opção, você encontrou o post ideal!

Por que continuar os estudos após a faculdade?

Profissionais pós-graduados melhoram suas chances no mercado de trabalho e abrem portas para outras possibilidades, como carreira acadêmica, executiva, de consultoria especializada, entre outras. Essas aberturas têm muito mais chances de proporcionar ganhos acima de R$ 10.000,00.

Determinação, continuidade e foco. Essas três palavrinhas são fundamentais para a carreira dos profissionais pós-graduados. Só de demonstrar interesse em se aprimorar, quer dizer que você já deve ser determinado. Em relação à continuidade, significa que nunca devemos parar de estudar. E o foco você vai encontrar aqui aprendendo escolher a melhor opção!

Como funciona uma pós-graduação?

Primeiro entenda que mestrado é uma opção de pós-graduação, ou seja, apenas uma escolha entre as possibilidades após a faculdade. Todo mestrado é uma pós, mas nem toda pós é um mestrado. Sendo assim, pós é entendida, no sentido geral, como todo curso realizado após a graduação.

Então não se trata de saber a diferença entre pós-graduação ou mestrado, mas entender as possibilidades de pós. Ela pode ser subdividida em dois grupos:

  • lato sensu: também chamado de sentido amplo, visa ao aperfeiçoamento profissional e abrange as opções de especialização e MBA;
  • stricto sensu: também chamado de sentido restrito, engloba as opções de mestrado acadêmico ou profissional, doutorado e pós-doutorado.

Como funciona cada opção?

Especialização

Trata-se de uma opção relativa ao grupo lato sensu. O objetivo é aprofundar conhecimentos adquiridos pela graduação de origem. O enfoque é técnico-profissional e oferece o título de especialista em determinada área.

A carga horária mínima é de 360 horas distribuídas em um ano a um ano e seis meses. Oferece flexibilidade de horários e possibilidade de realização a distância, sem distinção entre os certificados. É recomendado domínio razoável de inglês.

A formação acontece após a entrega e aprovação de trabalho de conclusão de curso, monografia ou projeto específico, de acordo com o programa pedagógico estabelecido pela instituição de ensino.

MBA

Opção lato sensu com metodologia voltada para a prática e atuação no mercado de trabalho. É uma pós muito procurada por executivos e pessoas que atuam no mundo dos negócios e administração de empresas. Como o próprio nome diz, confere certificação MBA.

O MBA é realizado geralmente em 360 horas e também oferece flexibilidade de horários e modalidade a distância. Essa pós pode ser realizada em turnos noturnos ou ainda durante finais de semana. É recomendado bom domínio do inglês.

Como a especialização, a formação MBA também acontece após a entrega e aprovação de trabalho de conclusão de curso, monografia ou projeto específico, de acordo com a área executiva escolhida pelo aluno.

Mestrado

Curso relativo ao grupo stricto sensu. Tem objetivo científico e acadêmico, portanto, é considerado como uma opção mais teórica de qualificação profissional. É procurado, em sua maioria, por pessoas que desejam se tornar professores de nível universitário, pesquisadores etc. Confere diploma de mestre.

A duração de um mestrado é de cerca de 24 meses ou dois anos distribuídos essencialmente por aulas presenciais. É um curso que geralmente exige dedicação integral por parte do aluno. É recomendado domínio do inglês e conhecimento de outro idioma estrangeiro.

A conclusão acontece após a defesa do projeto e aprovação por uma banca de avaliação.

Mestrado profissional

Apesar de se referir ao grupo stricto sensu e também conferir diploma de mestre, tem algumas particularidades que o diferem do mestrado comum. Essa opção também credencia o aluno à carreira acadêmica, porém aprofunda conhecimentos práticos, científicos e tecnológicos voltados para a atuação na rotina profissional.

Como o mestrado comum, tem carga horária aproximada de 24 meses, ou dois anos. Também é realizado majoritariamente em aulas presenciais, mas não exige tanto a dedicação integração como o outro. É recomendado domínio do inglês e conhecimento básico de um segundo idioma estrangeiro.

A conclusão se dá por trabalho de conclusão de curso relacionado a situações problema próximas da realidade da área profissional escolhida, podendo ser apresentado em formatos diversos e avaliação por uma subcomissão específica.

Doutorado

Relativo ao stricto sensu, é uma opção para formar professores universitários e pesquisadores em temas mais profundos e complexos que os de mestrado. Confere diploma de doutor.

A duração desse curso é em torno de quatro ou cinco anos dependendo da opção escolhida. Exige muita dedicação por meio de leituras e pesquisas em geral, por isso é considerado essencialmente teórico. Pode ser necessário o domínio de pelo menos dois idiomas estrangeiros.

O aluno conquista o certificado após a conclusão de disciplinas obrigatórias, dedicação ao projeto de pesquisa, elaboração e defesa da tese. Esse trabalho será submetido a uma sabatina composta por especialistas da banca examinadora e deverá conter um ponto de vista inédito ao conhecimento atual.

Pós-doutorado

Essa opção não confere título, não exige disciplinas e não exige defesa de tese. É apenas uma extensão ao doutorado em que é possível consolidar a identidade de cientista. Esse curso geralmente tem a duração de, no máximo, dois anos.

Como escolher a opção ideal?

O aluno deve considerar tempo de duração, valores e relevância para o mercado pretendido. Os diplomas de pós-graduação são muito valorizados e importantes para conquistar melhores posições na carreira.

Quando a pessoa já tem uma carreira executiva consolidada, as opções de MBA e especialização podem ser mais úteis e alavancar os ganhos. Por outro lado, os amantes de carreira acadêmica e científica devem optar pelas opções stricto sensu.

MBA, mestrados e doutorados, nessa ordem, também tendem a ser mais caros e podem ser considerados como cursos para crescimento de carreira ou investimentos para crescimento de negócios.

Viu como é fácil entender cada uma das opções? Basta agora você refletir sobre cada uma delas, avaliar e aplicar para a sua carreira profissional. Quando algum colega perguntar sobre a diferença entre pós-graduação ou mestrado você terá a oportunidade de dar uma verdadeira aula para ele! Assine nossa newsletter e receba outros posts como este!

  • banner de mestrado

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *