Projeto de Extensão: o que é e por que você deve escolher fazer um

Apesar de todo conteúdo técnico e fundamental que a faculdade traz, ainda é possível ter conhecimentos específicos e mais aprofundados paralelamente. Os projetos de extensão trazem essa possibilidade, e são ótimas alternativas para o aprofundamento em um campo específico.

Também são boas chances de ter uma especialização durante a formação. Afinal, quem não busca desde a universidade um lugar de destaque no mercado? Neste post você entenderá mais sobre a extensão, conhecerá os principais cursos e saberá como eles podem ser benéficos à sua formação acadêmica. Confira!

Saiba mais sobre o que são projetos de extensão

Os projetos de extensão são entendidos como estudos paralelos à grade obrigatória do curso de Direito. Eles trazem conhecimentos importantes à profissão, mas que não estão na programação comum da formação. Por meio deles, estudantes podem ter contato com áreas específicas e de relevância no segmento de atuação.

Eles têm grande valor, mas somente quando feitos junto à graduação. Esses estudos ajudarão o advogado a ampliar o conhecimento, com direcionamento a temas de destaque. No Direito, é muito comum que alguns projetos tenham um foco mais humanístico ou de gestão.

Quem pode fazer um projeto de extensão

Qualquer estudante da graduação. A extensão traz projetos e cursos de diversos campos relacionados ao Direito. Os estudos podem ter um foco mais humanístico, com a proposta de proteção civil e social, e também mais focados na atuação ampla do advogado. A proposta será sempre o aprofundamento em assuntos que não são vistos dessa forma na graduação.

Veja por que participar de um projeto de extensão

As vantagens vão desde a questão curricular até a social, já que importantes trabalhos são desenvolvidos para a comunidade.

Desenvolver atividades fora da faculdade

Cansado de passar tempo demais na faculdade? Por mais que isso seja necessário, é sempre bom ter novas experiências de ensino fora do ambiente acadêmico. A prática é um foco importante nos projetos de extensão e, no Direito, o aluno é levado a lugares onde ele pode exercer seus conhecimentos. Isso enriquece e prepara!

Nesse contexto, o aluno vai conhecer lugares em que futuramente pode atuar, como tribunais e câmaras. Lá ele entenderá um pouco do cotidiano da atuação e terá contatos prévios com algumas atividades da extensão. Essa é uma ótima forma de ampliar os conhecimentos, tendo contato mais próximo com o mercado que em breve será ocupado.

Atuar para a comunidade

Muitos projetos de extensão são focados em trabalhos para a comunidade, ou seja, de diferentes formas de atuação social. Eles levam o estudante ao contato geral com o público, em experiências práticas jurídicas que geram muita bagagem. No Direito, é muito comum atividades de contato direto com o público, ainda na formação.

Conhecer novos campos de atuação

Talvez a principal vantagem em um projeto de extensão seja conhecer novos campos do Direito. Não que eles sejam totalmente inexplorados na graduação, porém, nem sempre é possível se aprofundar neles. Com todo conteúdo fundamental, questões mais atuais podem ficar pouco detalhadas em sala de aula.

Além de pautas atualizadas, o estudante também pode estudar assuntos mais específicos do Direito. Causas sociais e humanitárias, por exemplo, são campos muito interessantes e que têm um mercado amplo na profissão. Elas geralmente são temas de extensão. As diferentes possibilidades de atuação do Direito dão origem a esses cursos.

Ampliar a rede de contatos

Em qualquer profissão é fundamental ter bons contatos e, no Direito, essa máxima vale ainda mais! Desenvolver networking é uma das grandes possibilidades que um projeto  de extensão proporciona aos alunos. Por meio deles, é possível ter proximidade com pessoas que você não conhece, com interesses em comum.

O mais interessante é que nesse novo campo estudado os alunos já terão pessoas conhecidas que podem ajudar na carreira. Contatos são muito úteis com novos aprendizados, oportunidades profissionais e uma série de outras questões. Lembre-se: a reciprocidade é fundamental para manter essa rede de contatos ativa!

Para quem busca ter conhecimentos cada vez mais amplos e aprofundados, os projetos de extensão é uma ótima alternativa. Você conhecerá pessoas, terá contato com a comunidade e poderá praticar o que aprende em sala de aula!

Já escolheu sua faculdade de Direito? Saiba o que considerar ao tomar sua decisão!