Você mais próximo da FDSM!

Inscreva-se para saber das novidades!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Foco nos estudos: aprenda como ser o estudante nota 10

Foco nos estudos: aprenda como ser o estudante nota 10

Deixar tudo para depois e acumular matérias pode ser um grande problema na vida de um estudante. Para evitar que o tempo passe sem que você faça o que deve, o ideal é manter a regularidade. Mas no meio de tantas coisas mais interessantes para fazer e outras distrações, como continuar com o foco nos estudos? Será que é possível criar uma rotina de sucesso? Existem técnicas para fazer com que isso seja mais fácil?

Para aumentar suas chances de êxito nos estudos, continue acompanhando este artigo! Separamos dicas que vão tornar a criação de uma rotina uma realidade acessível!

Dispense o celular para manter o foco nos estudos

O uso constante do celular para acessar a internet e as redes sociais já é uma prática socialmente aceitável. Nas ruas, nos restaurantes e em praticamente qualquer outro lugar, as pessoas ficam distraídas olhando para seus aparelhos.

O problema do uso pouco consciente do smartphone é a quantidade de tempo que poderia ser mais bem empregada. Tem dúvidas quanto ao tempo gasto no celular? Aplicativos como o Moment ou o BreakFree podem te ajudar a descobrir seus números. A maioria das pessoas fica bastante surpresa com os resultados!

Deixe o celular fora de alcance quando for estudar, ou ao menos desligue as notificações. A alternância de atenção entre as atividades reduz consideravelmente o desempenho e vai fazer com que terminar suas atividades seja mais demorado.

Importante lembrar que o segredo está no equilíbrio. Utilize o acesso à internet e às redes sociais como uma forma de recompensa pela produtividade nos estudos. Estabeleça um tempo limite e divirta-se!

Organize seu ambiente de trabalho

Antes de começar a estudar, livre-se da bagunça. Alguns passos para tornar seu ambiente mais agradável:

  • jogue fora tudo aquilo que não é necessário;
  • limpe as superfícies de mesas e estantes;
  • abra as janelas para aproveitar a luz natural e a ventilação e utilize luz artificial quando precisar;
  • tenha ferramentas para anotar, desenhar, fazer rascunhos e espaço para o armazenamento de informações;
  • separe todo o material de estudo e deixe tudo o que vai precisar ao seu alcance.

Separe blocos de tempo para estudar diariamente

A maneira mais simples de estabelecer um hábito é tornar o processo fácil. Uma boa forma de garantir que o estudo será diário é separar blocos de tempo para realizar suas atividades.

Se possível, estude sempre na mesma hora, para evitar ter que pensar muito a respeito. Quanto mais o hábito de sentar para estudar se tornar natural para você, maior o progresso!

Lembre-se de fazer pausas

As pausas são importantes para garantir que você esteja bem-disposto para as tarefas que exigem mais concentração. Elas devem ser incluídas tanto na sua rotina de estudos ao longo do dia, quanto em momentos maiores para descanso e atividades de lazer.

Programe seus momentos de estudo com intervalos para se levantar, tomar água, fazer um pequeno lanche ou alguma outra atividade de descontração. Estabeleça um limite de tempo para o intervalo a fim de evitar que ele se transforme em uma forma de procrastinação.

Não se esqueça de se divertir! Programe passeios, viagens ou até mesmo atividades de lazer em casa para fazer ao longo da semana. Veja seus amigos, familiares e lembre-se de que você só pode dar o seu melhor nos estudos se tiver equilíbrio emocional. Recarregue as energias sem culpa.

Estabeleça uma boa rotina de sono

Não adianta estudar por horas a fio e não permitir que o seu cérebro trabalhe para processar e fixar as informações recebidas. O sono é um elemento fundamental na qualidade de vida e também no processo de aprendizagem.

Caso tenha problemas para dormir, invista em criar uma rotina que inclua boas práticas de higiene do sono:

  • durma e acorde sempre no mesmo horário;
  • evite telas luminosas de qualquer tipo perto do horário de dormir;
  • sempre que possível evite praticar atividade física à noite;
  • coma alimentos leves;
  • mantenha o quarto escuro, fresco e silencioso.

Invista numa alimentação equilibrada

Para se manter concentrado e aprender, seu corpo precisa de combustível. A alimentação adequada fornece a energia e nutrientes necessários para que você possa estudar com qualidade.

O ideal é manter uma dieta balanceada, com vegetais e alimentos pouco processados. Investir na hidratação, tomando água, chás e sucos também é fundamental. Caso precise de ajuda para entender melhor como se alimentar bem, busque o auxílio profissional de médicos ou de um nutricionista. Uma boa alimentação previne doenças e potencializa o bom desempenho nos estudos.

Use a tecnologia a seu favor

Já falamos sobre os perigos das distrações com a tecnologia, mas que tal usar os aplicativos a seu favor? Veja a seguir algumas opções interessantes:

OffTime

O aplicativo OffTime facilita a eliminação das distrações. Você pode criar perfis de atividade e limitar funções específicas do seu celular, como o recebimento de notificações. Assim, quando for estudar é só acessar o perfil de estudos e se engajar em suas tarefas.

Forest

O Forest é um app bastante popular para quem não consegue deixar de mexer no smartphone. Ele utiliza o recurso de recompensar o usuário pelo cumprimento de suas promessas plantando árvores virtuais em sua floresta pessoal. A transformação do bloqueio do celular em jogo estimula o usuário a resistir à tentação.

Brain Focus Productivity

O aplicativo para quem usa ou quer aprender a usar a técnica Pomodoro é o Brain Focus Productivity. Com ele o usuário estabelece intervalos de tempo para trabalho ininterrupto e intervalos de descanso entre os momentos de foco total. A técnica Pomodoro é muito eficaz para aqueles que procrastinam atividades ou que se esquecem de fazer uma pausa para relaxar.

Criar hábitos saudáveis ajuda a manter o foco nos estudos e também garante maior qualidade de vida. É importante se manter organizado e atento para que todas as tarefas sejam cumpridas sem deixar de lado o equilíbrio e bem-estar. Criar um tempo e ambiente favoráveis ao estudo faz com que seja fácil e agradável cumprir com seus compromissos diários, assegurando um bom desempenho!

Gostou do artigo? Ajude seus amigos a também focar nos estudos compartilhando o post em suas redes sociais!

  • Vestibular FDSM 2020

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *