Você mais próximo da FDSM!

Inscreva-se para saber das novidades!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Faculdades de Direito em Minas Gerais: dicas para escolher a melhor

Faculdades de Direito em Minas Gerais: dicas para escolher a melhor

Você sabia que o Brasil é o local que mais tem cursos de Direito no mundo? Existem mais de 120 faculdades de Direito em Minas Gerais — se formos levar em consideração todo o território nacional, mais de mil instituições oferecem o curso no país!

Apesar de a grande oferta de faculdades, é fundamental escolher uma boa instituição de ensino, pois não são todas que fornecem um aprendizado de qualidade. Para você não errar na escolha, acompanhe o post que vamos mostrar como reconhecer uma boa faculdade de Direito. Confira!

Como escolher uma instituição de ensino de qualidade?

Uma forma maneira para saber se a instituição tem qualidade é observar a conceituação que ela já recebeu. O Ministério da Educação – MEC, por exemplo, avalia periodicamente as faculdades e as atribuem notas que variam de 0 a 5, sendo que apenas as instituições de excelência recebem a nota máxima.

Além do Ministério da Educação, o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) também tem três importantes indicadores de qualidade: o Conceito Preliminar de Curso (CPC), que mede a qualidade dos cursos; o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), que mede a qualidade das faculdades; e o Conceito Enade, que avalia o desempenho dos alunos.

Para o conceito Enade, são aplicadas provas aos alunos das faculdades e, conforme o desempenho dos estudantes, é atribuída uma nota às instituições.

Já o Conceito Preliminar de Curso é ainda mais completo do que o ENADE, pois não se limita a avaliar apenas os alunos e também mede a qualidade do curso por meio da análise de recursos didático-pedagógicos, corpo docente, infraestrutura, entre outros conceitos.

Por fim, o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição é a avaliação mais completa realizada pelo INEP e é justamente esse índice que é utilizado na nota do MEC, que, como já falamos, avalia a qualidade das instituições de educação superior.

O IGC é calculado com base na média dos três últimos CPCs, além de outros critérios, como a média das avaliações dos programas de pós-graduação da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

Dessa maneira, é possível perceber que não é fácil uma faculdade receber nota máxima na avaliação do MEC. Apenas as instituições que estão devidamente preparadas atingem essa marca, uma vez que diversos critérios são considerados no momento da avaliação.

Quais são as melhores faculdades de Direito em Minas Gerais?

O estado de Minas Gerais conta com boa parte das faculdades de Direito do país, por isso os mineiros devem tomar ainda mais cuidado no momento da escolha de uma instituição de ensino.

O curso de Direito é oferecido em instituições públicas, como na Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, sediada em Belo Horizonte, e em faculdades particulares, como a Faculdade de Direito do Sul de Minas – FDSM, situada em Pouso Alegre. O estudante deve considerar os pontos positivos e negativos de cada uma das modalidades quando for realizar a sua inscrição na faculdade.

É possível verificar as melhores por meio das notas do Ministério da Educação, que podem ser consultadas pelo portal e-MEC buscando o nome da instituição.

Uma boa faculdade também permite que o aluno vivencie na prática o que é visto em sala de aula. Por isso, é válido fazer pesquisas no momento da sua decisão.

A Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM) é uma excelente opção para as pessoas que não querem errar na escolha da instituição de ensino. A faculdade, que foi avaliada com nota 5 pelo MEC, tem excelência no ensino e 59 anos de tradição — foi fundada em 1959.

Trata-se de uma instituição focada no ensino jurídico que oferece cursos de graduação, especialização, extensão e mestrado.

Pessoas que ocupam posições de destaque no cenário do Direito nacional já passaram pela instituição, como o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) João Otávio de Noronha, além de muitos outros ex-alunos que se tornaram juízes, promotores de justiça, advogados, defensores públicos, delegados de polícia, professores e pesquisadores.

Conta com um corpo docente composto por 40 especialistas, mestres, doutores e pós-doutores que ocupam as mais diversas carreiras jurídicas, com ampla qualificação e muita experiência acadêmica e no mercado.

A faculdade também busca investir constantemente em sua estrutura. Atualmente tem dois amplos prédios que somam aproximadamente 9 mil metros quadrados, além de salas de aula bem equipadas, com ar condicionado, moderno sistema de som e lousa interativa.

A biblioteca conta com um amplo acervo tanto físico quanto digital que é constantemente atualizado, além de laboratório de informática completo. Ainda é possível encontrar nos prédios rede wireless em quase todos os ambientes e diversas salas de estudos.

Por fim, é válido ressaltar que a FDSM conta com um Sistema Integrado de Gestão da Qualidade que garante a excelência dos serviços prestados e processos internos.

É importante lembrar sempre que estudar em uma instituição de ensino de qualidade é um investimento para o seu futuro profissional. Agora basta seguir as nossas dicas para reconhecer as melhores faculdades de Direito em Minas Gerais e obter sucesso.

Para não errar na sua escolha, entre em contato conosco e venha estudar em uma faculdade de qualidade! Conheça a FDSM, uma instituição com excelência e tradição que é nota máxima no MEC! Entre em contato conosco!

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *