Você mais próximo da FDSM!

Inscreva-se para saber das novidades!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Vai fazer vestibular para Direito? Confira essas 7 dicas!

Vai fazer vestibular para Direito? Confira essas 7 dicas!

Fazer faculdade de Direito é o sonho de quem deseja se tornar advogado, juiz, promotor de justiça, entre muitas outras possibilidades de atuação que os formados na área têm. O estudante que almeja uma vaga no curso deve estar pronto para prestar o vestibular para Direito e, se esse também é o seu desejo, confira as dicas que separamos para você se preparar para esse momento!

E aproveite para se inscrever no Vestibular da FDSM!

1. Faça cruzamento de assuntos

As disciplinas, em geral, costumam se comunicar entre si, mas você sabe como utilizar isso ao seu favor? Especialmente na área de humanas, as matérias se complementam e têm muitas semelhanças. Assim, é possível usar o que se aprendeu em língua portuguesa para escrever uma boa redação, por exemplo, com gramática correta e utilizando a pontuação adequada, o que garante a você pontos extras na correção.

Saber sobre as notícias e atualidades do mundo também é importante, pois essas informações ajudam na compreensão das matérias de história e geografia e ainda podem auxiliar no momento de redigir uma boa redação, afinal, você terá conhecimento para falar sobre diversos assuntos.

2. Tenha disposição

Ter disposição é fundamental para obter bons resultados nos estudos. Não encare o momento como um castigo — estudar com disposição torna o ato menos estressante a ainda faz com que o conteúdo seja assimilado com mais facilidade.

No momento da prova do vestibular, muitos estudantes erram questões simples em razão do cansaço e da falta de concentração, o que deve ser evitado para que você não perca pontos em matérias que havia estudado o conteúdo.

Empregue toda a sua energia no momento de estudar e depois se lembre de descansar e fazer coisas mais leves, como assistir a filmes, séries e ler livros para não se sobrecarregar e ter disposição para encarar os estudos no dia seguinte!

3. Desenvolva um planejamento

Para não desperdiçar o seu tempo, é interessante desenvolver um planejamento de estudo. Para isso, organize as disciplinas que devem ser vistas a cada semana, analise o período disponível para o estudo e veja quantas horas diárias são necessárias para cada matéria conforme a dificuldade de cada tema.

Dessa maneira, o tempo disponível é bem aproveitado e é possível ver todo o conteúdo que cai no vestibular para Direito sem deixar nada de fora, além de manter o foco em todas as disciplinas, sem esquecer-se daquelas que se tem mais dificuldade.

4. Tenha um ambiente de estudos organizado

Ter um local de estudos organizado também é importante e ajuda a manter o foco, uma vez que um ambiente silencioso, limpo e calmo auxilia na concentração.

No momento de estudar, vá para o ambiente reservado para esse fim e deixe de lado o celular, a televisão e as redes sociais. Foque apenas nos estudos para render ainda mais.

Se você não tiver nenhum ambiente nesse molde disponível na sua casa, é possível procurar por bibliotecas ou cafés com essas características.

5. Escolha um bom material de estudo

Ao utilizar um material sem qualidade, tudo se torna mais difícil. Por isso, ter um bom material de estudo é fundamental para ter um aprendizado eficaz.

Assista a videoaulas disponíveis na internet, leia apostilas e resoluções comentadas, faça simulados e não se esqueça de refazer as provas antigas. Além disso, manter as suas anotações bem-feitas e organizadas ajuda no momento em que for preciso consultar o material ou fazer uma revisão da matéria.

6. Treine a redação

Os pontos de uma redação compõem grande porcentagem da nota no vestibular para Direito — os profissionais da área, em geral, precisam ler e escrever bastante —, e muitas vezes são decisivos no momento de conseguir a desejada vaga na faculdade.

Por isso, é importante tomar cuidado com erros de português, acompanhar os assuntos relevantes e atuais, ter boa argumentação e saber defender o seu ponto de vista sem desrespeitar os demais.

Lembre-se de que o treino é fundamental para elaborar uma boa redação, e que praticar permite que você visualize os seus erros. Por fim, cronometre o seu tempo durante os treinos para não se perder quando fizer uma prova que tem prazo para ser entregue, como o vestibular.

7. Faça associações de conteúdos

Elabore resumos e mapas mentais associando o conteúdo estudado e criando macetes para facilitar a memorização e a fixação.

A técnica costuma ser tão eficaz que os cursos preparatórios criam habitualmente palavras-chave e melodias, por exemplo, para que seus alunos associem os conteúdos estudados.

Por fim, vamos apresentar pequenas dicas para você já chegar à faculdade preparado para os desafios que encontrar!

Busque adotar uma postura mais formal em atitudes e no vestuário desde o início da graduação, pois o conteúdo jurídico e os estágios exigem certo nível de formalidade do estudante. Procure passar credibilidade, tenha responsabilidade com todos os compromissos que assumir, evite faltar às aulas e entregue os trabalhos no prazo.

É igualmente importante criar afinidade com a leitura e com a escrita, uma vez que durante a graduação é preciso ler diversas leis e doutrinas, assim como escrever muitas peças processuais. Inclusive, essas atividades não se limitam à faculdade, pois também são praticadas diariamente pelos profissionais da área. Estar habituado à leitura e à escrita torna a vivência na área jurídica mais fácil.

Manter os estudos organizados durante a faculdade também é fundamental para obter boas notas. Além disso, lembre-se de que ao final da faculdade é preciso prestar o Exame da OAB para se tornar advogado. Ter o material dos cinco anos da graduação organizado pode ajudar muito nesse momento.

Após a intensa preparação para o vestibular, é comum que os estudantes entrem na faculdade em clima de festa. Entretanto, quando a graduação não é levada a sério é preciso correr atrás do prejuízo para não ser prejudicado, pois o curso conta com muitas provas, apresentações e trabalhos.

Se o seu desejo é entrar na faculdade, siga as nossas dicas para conseguir a sua sonhada aprovação no vestibular para Direito e trace uma carreira de sucesso na área!

Se você gostou do post, continue a visita em nosso blog e saiba o que você vai aprender na faculdade de Direito!

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *