Você mais próximo da FDSM!

Inscreva-se para saber das novidades!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Saiba por que a faculdade particular deve fazer parte dos seus planos

Saiba por que a faculdade particular deve fazer parte dos seus planos

No momento do vestibular costuma surgir uma dúvida: cursar a graduação em uma faculdade particular ou pública? Sabemos que no Brasil algumas pessoas ainda têm certo receio em relação às instituições de ensino privadas; entretanto, no resto do mundo essa desconfiança não existe, uma vez que as melhores e mais renomadas universidades dos Estados Unidos (como Harvard, MIT, Yale e Stanford), por exemplo, são particulares.

Neste post, vamos mostrar as vantagens de cursar uma faculdade particular e porque você deve considerar essa opção. Confira!

Maior flexibilidade

As faculdades particulares costumam ter os horários de aula definidos e organizados, que são separados por turno (em geral, matutino e noturno). Já as faculdades públicas podem ter horários irregulares e classes espalhadas por diversos períodos — o mesmo aluno pode ter aulas no período da manhã, da tarde ou da noite em diferentes dias da semana. Além disso, alguns cursos ainda são em período integral, o que costuma exigir que o estudante esteja na faculdade das 7h às 18h.

Esse horário irregular da universidade pública atrapalha os alunos que precisam trabalhar e que não têm a opção de se dedicar exclusivamente à faculdade, bem como interfere até mesmo na rotina dos que demonstram interesse em realizar um estágio.

Já a universidade particular permite que aluno trabalhe ou realize estágios em outros turnos, uma vez que, em geral, disponibiliza uma grade de aulas bem definida e organizada, o que possibilita a conciliação entre estudos e carreira.

Melhor estrutura

A universidade pública, por depender de recursos e repasses do governo, muitas vezes não tem dinheiro suficiente para realizar as reformas necessárias ou para modernizar a sua estrutura, por exemplo.

As faculdades particulares, como contam com recursos próprios, costumam ter salas mais confortáveis, carteiras novas, mobília mais ergonômica, ambientes de estudos e bibliotecas completas. Ainda é possível encontrar salas de aula que contam com ar-condicionado, lousa interativa, sistema de som, entre outros recursos que são muito importantes para uma obter uma formação plena.

Pelos mesmos motivos apresentados, os laboratórios das universidades particulares, em geral, são mais bem equipados e contam com equipamentos mais novos e modernos.

Mais organização

As faculdades particulares são organizadas e têm um cronograma anual bem definido. As universidades públicas também costumam ter um calendário, mas pode acontecer da instituição e dos professores entrarem em greve, atrasando o que estava programado.

O mesmo risco não ocorre nas instituições privadas, uma vez que a chance de ocorrer alguma greve ou paralisação das aulas por qualquer motivo é praticamente nula.

Tais interrupções podem fazer com que os alunos tenham que repor as aulas durante as férias — o que pode atrapalhar a programação de uma viagem, por exemplo —, e quando ela se prolonga, ainda é capaz de atrasar a formatura dos estudantes.

Assim, quem estuda em uma universidade particular sempre tem certeza sobre o período que está cursando e a sua previsão de formatura, a qual só pode ser adiada pelo próprio estudante no caso de pendências ou trancamento do curso, mas não em função de paralisações externas.

Professores capacitados

Os docentes das universidades públicas são concursados, mas muitos deles não trabalham em regime de dedicação exclusiva, por isso também dão aulas em outras faculdades.

Por essa razão, é possível estudar em uma faculdade particular e ter aula com o mesmo profissional que leciona na rede pública de ensino superior, mas em uma sala que tem mais conforto e em laboratórios mais novos e com equipamentos de ponta. Assim, o aluno que se dedica consegue tirar ótimo proveito dessa experiência.

Além disso, durante o processo seletivo das faculdades particulares não são avaliados apenas o conhecimento técnico do profissional e os seus títulos (como ocorre em um concurso público). Fatores como boa oratória e didática também são levados em consideração.

Por fim, nas universidades públicas os professores são concursados e têm estabilidade, o que pode gerar certa desvantagem, uma vez que, se o seu desempenho não for satisfatório, ele não pode ser desligado da instituição.

Campus mais seguro

Os campi das universidades públicas são grandes e geralmente não realizam um controle de acesso, ou seja, todos podem entrar no local, o que gera certa insegurança.

Além disso, quando o governo diminui o repasse às universidades, os reitores precisam cortar as despesas, podendo cancelar os serviços terceirizados, como é o caso das empresas de segurança. Infelizmente, não é incomum ouvir histórias de roubos, agressões e até homicídio dentro dos campi.

Já nas faculdades particulares esses casos são mais raros, uma vez que as instituições costumam investir em sistemas de segurança, contratando de funcionários específicos para esse fim, instalando câmeras e limitando o acesso ao campus, por exemplo.

Programas de extensão e pesquisa

Os programas de extensão e pesquisa também têm um significativo valor para a formação acadêmica. As melhores faculdades particulares contam com bons programas que proporcionam ao aluno aprender além da teoria, permitindo que ele vivencie as atividades na prática.

Verifique se a instituição escolhida conta com núcleos de prática e pesquisa, por exemplo, pois são locais que aumentam expressivamente a experiência do estudante no âmbito da vida acadêmica e permitem uma formação completa. E também convênios internacionais para intercâmbio, proporcionando uma experiência acadêmica global para a sua formação.

Como mostramos ao longo do post, a instituição de ensino ideal é aquela que é capaz de reunir tudo o que você procura e precisa no mesmo local. É fundamental que a universidade forneça uma formação multidisciplinar, com ênfase tanto na prática quanto na teoria, visando sempre a aquisição de conhecimento, com maior vivência da vida acadêmica, bem como auxílio na construção de um plano de carreira que tem início ainda na graduação e se estenda por toda sua vida profissional.

A faculdade particular costuma reunir todos esses aspectos, por isso deve ser levada em consideração no momento da escolha uma instituição de ensino. E a FDSM está no rol das melhores instituições de Minas Gerais e do Brasil! É uma faculdade nota 5 no MEC, possui convênios internacionais para intercâmbio, e ainda oferece 12 programas de bolsas de estudos aos alunos matriculados! Inclua essa opção nos seus planos e aproveite todos os seus benefícios!

Gostou das nossas dicas e quer receber mais indicações como as que você encontrou neste post? Então, inscreva-se em nossa newsletter para ficar por dentro de todos os nossos novos conteúdos.

  • banner vestibular 2020

    banner vestibular

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *