Bolsa de estudo para faculdade: o incentivo para começar a graduação

Começar a graduação também é o seu objetivo? Muitos jovens querem dar o primeiro passo na vida profissional e, para isso, a universidade é indispensável. Entretanto, o dinheiro é uma questão importante e que, para alguns, é um empecilho. Nesses casos, a bolsa de estudo para faculdade é a melhor opção.

Neste post mostraremos importância de começar o ensino superior e como é possível conseguir se formar com ajuda das bolsas. Confira!

O ensino superior é um investimento fundamental

Mal acabou o ensino médio e você já está pensando em universidade? Que bom! É realmente essa a postura necessária para buscar as melhores oportunidades no futuro. Ao pensar na faculdade, é fundamental entender que ela é, antes de qualquer coisa, um investimento.

Sem a formação superior fica difícil ter uma carreira de sucesso, com base em um ensino avançado, independentemente do campo escolhido. Nesse caso, o custo dos estudos deve ser encarado como necessário. E garantimos: vai valer a pena todo seu esforço!

Veja alguns dos principais retornos que você colhe ao iniciar os estudos no ensino superior:

Perspectiva sólida de carreira

Todo segmento profissional tem uma carreira composta por diversas etapas. Quando você entra na faculdade, sabe exatamente quais serão os próximos capítulos da sua vida. Isso dá aquele gás a mais para se dedicar, já que você sabe exatamente aonde poderá chegar. Sem o ensino superior fica difícil saber como será o futuro.

Novos amigos

A faculdade não é só feita de estudos e dedicação. Há também a parte boa, que consiste em muitas confraternizações e o contato com muita gente. Por lá você fará bons amigos, conhecerá diferentes perspectivas e viverá muitos momentos inesquecíveis. Você levará pessoas para toda sua vida, pode apostar!

Melhores oportunidades de emprego

As melhores vagas de emprego estão reservadas aos profissionais capacitados. E aí, você está pronto para ser um deles? Ao entrar na faculdade, você dá um claro sinal ao mercado de que busca as melhores posições. A qualificação do ensino superior abrirá as melhores portas para que você busque seu espaço.

Atuação na área favorita

Todo mundo tem um sonho profissional. Trabalhar naquela área que inspira você e que sempre esteve em seus objetivos é uma realização e tanto. O ensino superior é um momento de decisões importantes, mas que também permite que você atue com o que sempre quis.

Os principais tipos de bolsas de estudo oferecidos

A bolsa de estudo para faculdade é o melhor caminho para quem não tem como arcar com os custos da mensalidade. A falta de grana não é motivo para deixar de entrar no ensino superior. No Brasil, as instituições de ensino estão abertas a quem busca uma boa oportunidade, mas não pode pagar por ela.

Desde os programas do Governo até a bolsa das universidades particulares, todas essas são alternativas viáveis. Se você quer seu lugar ao sol, veja a seguir os principais tipos de bolsa oferecidos:

Prouni

O Programa Universidade para Todos (Prouni) é de origem do Ministério da Educação (MEC) e tem colocado muitos estudantes em universidades particulares de todo Brasil. O Prouni concede bolsas a quem tem um desempenho mínimo na prova do Enem do último ano.

Quem consegue essa nota mínima está apto a ingressar em uma instituição particular dentro de duas categorias: bolsa integral ou com 50% de desconto. A condição depende da nota obtida no Enem e também da faculdade escolhida.

Obrigatoriamente, o estudante deve ter sido aluno da rede pública de ensino ou bolsista integral em um colégio particular. Caso esteja dentro dessas condições, estará apto a ingressar na universidade por meio do Fies.

Programas de financiamento

O modelo mais conhecido é Fundo de Financiamento Estudantil, o Fies. A iniciativa do Governo Federal permite que o estudante pague a sua faculdade após concluir os estudos. Assim, já inserido no mercado de trabalho, é possível arcar com os custos das mensalidades que já foram pagas anteriormente.

O aluno começa a pagar a universidade 18 meses após a conclusão, tendo um período de 3 vezes o tempo de curso para quitar o valor. Por exemplo, se a faculdade durou 4 anos, o período para pagar será de 12 anos.

Bolsas filantrópicas

Outra boa oportunidade de bolsa de estudos para faculdade são as provenientes de instituições filantrópicas. Por lei, elas precisam oferecer o benefício para alguns alunos, o que pode ser em caráter integral ou até mesmo parcial. Cada universidade dessa categoria oferece o benefício com suas próprias condições.

Bolsas de universidades particulares

A melhor oportunidade, no entanto, fica por conta da bolsa de estudo para faculdade particular. Os alunos têm a garantia de acesso a uma instituição com qualidade de ensino e toda infraestrutura necessária para seu desenvolvimento. Já pensou em estudar nas melhores universidades? Você pode, mesmo que elas estejam além do que você pode pagar.

Cada instituição tem suas próprias condições e ofertas para os alunos. Por isso, é sempre importante entrar em contato para saber como funciona. As bolsas podem ser também integrais ou parciais, de acordo com o que cada universidade oferece. Algumas também usam a nota do Enem para oferecer melhores oportunidades.

Ter acesso a ensino de qualidade e capaz de qualificar é possível. A bolsa de estudo para faculdade é a chance que você buscava para se desenvolver e ter as melhores oportunidades no mercado de trabalho.

Em busca de cursar o ensino superior em uma instituição qualificada? A Faculdade de Direito do Sul de Minas é um centro de excelência, avaliada com nota 5 pelo MEC. Entre em contato conosco e saiba mais!

banner vestibular