Você mais próximo da FDSM!

Inscreva-se para saber das novidades!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Comece logo a aprender outros idiomas e conquiste o mercado

Comece logo a aprender outros idiomas e conquiste o mercado

Aprender outros idiomas, além de proporcionar mais conhecimento, também cria inúmeras novas possibilidades na vida acadêmica, social, profissional e cultural.

No mundo atual que está cada vez mais globalizado, até mesmo quem nunca estudou outra língua reconhece o quanto é importante falar um novo idioma. Mas você sabia que saber novas línguas tem diversas vantagens que vão muito além de apenas aprender um novo vocabulário? Acompanhe o post e conheça alguns motivos para aprender outros idiomas o mais breve possível!

Qual é a sua verdadeira importância?

Dominar uma língua estrangeira é um grande diferencial na vida profissional, uma vez que se trata de um requisito exigido no currículo e nas entrevistas de emprego de muitas empresas, principalmente as multinacionais.

Considerando que a comunicação mundial está cada vez mais facilitada por meio da internet, praticamente todas as áreas profissionais passaram a fazer esse tipo de exigência. Por isso, saber diversos idiomas nos dias atuais se tornou uma necessidade.

Além disso, dominar outras línguas pode fazer muita diferença na vida acadêmica, pois permite que o aluno realize estudos e pesquisas por meio de artigos internacionais, tenha acesso à literatura em outros idiomas, participe de congressos pelo mundo, se comunique com pesquisadores de outros países e estude em universidades prestigiadas do exterior.

Quem não sabe ao menos o inglês acaba perdendo diversas oportunidades. A Universidade de Harvard, por meio de uma plataforma chamada “Harvard Online Learning”, oferece cursos online gratuitos em diversas áreas, capazes de enriquecer qualquer currículo — apenas os alunos que quiserem adquirir o certificado ao final do curso devem pagar uma taxa de até US$ 99. Entretanto, para a sua realização é preciso dominar a língua inglesa, uma vez que os cursos exigem diferentes níveis de inglês.

Aqueles que já sabem uma língua além da sua nativa, como o inglês ou o espanhol, também não devem parar de estudar, pois uma pessoa poliglota recebe maior prestígio na sociedade e ainda expande suas possibilidades a cada novo idioma que é aprendido.

Quais as vantagens de aprender outros idiomas?

Como falamos, existem inúmeros motivos para aprender novas línguas. Vamos mostrar para você alguns deles!

Desenvolvimento de habilidades multitarefa

Um estudo realizado nos Estados Unidos, na Universidade Estadual da Pensilvânia, descobriu que a habilidade de falar mais de um idioma auxilia no desenvolvimento da capacidade de conciliar várias tarefas ao mesmo tempo.

Isso ocorre porque o cérebro se acostuma a realizar o exercício de revezar entre diferentes estruturas linguísticas e aplica essa habilidade em outras áreas, o que aumenta as conexões entre os neurônios, tornando o indivíduo capaz de processar informações por vários canais distintos.

A capacidade de realizar diversas tarefas ao mesmo tempo é muito valorizada pelas empresas e pelos profissionais de recursos humanos, pois quem possui essa habilidade costuma ser mais produtivo e ágil no dia a dia e na resolução de problemas, na finalização de projetos e na tomada de decisões.

Fortalecimento da memória

Quem sabe falar duas ou mais línguas tem uma memória melhor do que os demais, uma vez que o cérebro é constantemente estimulado. Em 2011, a Academia Americana de Neurologia publicou um estudo que mostra que aprender novos idiomas auxilia a proteger as memórias até mesmo das pessoas que já são adultas.

Você sabia que diversos estudos sobre o assunto concluíram que os riscos de ter Alzheimer ou demência diminuem nas pessoas que falam mais de um idioma? Os resultados das pesquisas demonstraram que a idade média para que os primeiros sinais de demência se manifestem é de 71 anos. Já entre os adultos que falam mais de uma língua, os sintomas só costumam aparecer aos 75 anos.

Além disso, foi descoberto pelos pesquisadores que as pessoas que falam quatro ou mais idiomas têm cinco vezes menos possibilidade de desenvolver problemas cognitivos em comparação com quem fala dois idiomas; para os que falam três línguas, a chance é três vezes menor. Aprender outros idiomas pode ajudar até na sua saúde!

Aguçamento da percepção

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Pompeu Fabra, da Espanha, concluiu que as pessoas que falam mais de um idioma costumam serem mais observadoras do que as demais, com maior capacidade de filtrar o que não é importante e se manter focado nas coisas relevantes.

Além disso, o aguçamento da percepção é tão relevante que o estudo demonstrou ainda que os poliglotas têm um melhor desempenho até mesmo na identificação de informações erradas ou falsas.

Todas essas habilidades que são desenvolvidas com o aguçamento da percepção proporcionam benefícios ao indivíduo tanto em sua vida pessoal como na vida profissional.

Enriquecimento cultural

Ao aprender outros idiomas, os benefícios que são adquiridos vão além de apenas conseguir se comunicar em outra língua, pois ao mesmo tempo ocorre uma imersão em toda a cultura que também faz parte daquele idioma.

Dificilmente o indivíduo se limita a aprender apenas o idioma de determinado lugar. Estudar uma nova língua também aguça a vontade de conhecer os costumes, as histórias, a rotina e as pessoas daquele local, o que proporciona o enriquecimento cultural.

Facilitação em uma possível experiência internacional

Viver uma experiência fora do país pode ser incrível, mas para conseguir se comunicar e vivenciar de fato a realidade do lugar é necessário falar a sua língua.

Saber inglês facilita bastante e permite conhecer vários cantos do mundo, mas dominar o idioma local é ainda melhor.

Quem deseja realizar um intercâmbio também deve conhecer a língua do lugar que pretende ir, pois muitos países exigem que o candidato realize provas que certifiquem seu domínio do idioma.

Além disso, alguns programas de intercâmbio ainda oferecem bolsas de estudos aos alunos e ter um bom nível da língua local ou, pelo menos, do inglês costuma ser um dos requisitos para a sua concessão, até mesmo para que seja possível acompanhar as aulas no novo país.

Viu só como aprender outros idiomas pode ajudar em áreas diferentes da sua vida? Então, se prepare e coloque a cara nos livros desde já para desfrutar de todos esses benefícios o mais rápido possível!

Se você gostou das nossas orientações e quer receber mais dicas como as que você leu neste post, inscreva-se em nossa newsletter para ficar por dentro de todas as novidades.

  • banner de mestrado

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *