Você mais próximo da FDSM!

Inscreva-se para saber das novidades!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Terminou o terceiro ano do ensino médio? CALMA! Vamos conversar

Terminou o terceiro ano do ensino médio? CALMA! Vamos conversar

O fim do 3º ano do ensino médio traz junto aquela ansiedade seguida de um questionamento: “como funciona a vida daqui para frente?” Calma, não precisa se desesperar! É comum ficar um pouco perdido nesse momento, já que uma mudança significativa vai acontecer na sua rotina.

Novas responsabilidades, novos objetivos e a decisão de como sua vida será conduzida. Os desafios são grandes, mas você é capaz de enfrentá-los da melhor forma. Nós podemos ajudar você nesse momento! Continue a leitura do post e saiba como enfrentar essa fase da melhor forma.

O que muda quando acaba o ensino médio?

Uma mudança repentina na sua rotina é algo realmente a ser sentido. A escola vai fazer falta, principalmente por conta dos amigos feitos por lá. Mas não precisa se desesperar; você só vai entrar em uma fase nova da sua vida.

As mudanças, em um primeiro momento, realmente assustam. O fim do 3º ano do ensino médio representa realmente a entrada na fase adulta, em que as responsabilidades são maiores. Mas acredite em nós: você é capaz de lidar com isso tudo e se sair muito bem.

A principal mudança é com relação aos seus compromissos. A escola sempre foi importante e havia uma cobrança natural — isso não vai mudar. Entretanto, essa responsabilidade terá outras origens. Talvez, daqui para frente tudo seja mais sério, mas não é nada que assuste.

A diversão mudará de lugar, seus amigos não vão deixar de ser importantes, e você vai encontrá-los sempre que quiser. A saudade vai existir, e as lembranças serão as melhores, mas agora é hora de escrever um novo capítulo da sua história.

O que fazer a partir desse período?

Já tem pensado no que fazer agora que os estudos na escola encerraram? É importante que você já comece a considerar algumas possibilidades. Ficar parado não é a melhor opção, uma vez que você precisa se desenvolver.

Trabalhar, estudar, fazer um intercâmbio. Há muitas maneiras de buscar desenvolvimento pessoal e intelectual, além de ir atrás de sua independência financeira. Seus sonhos não podem parar, então você deve seguir alguma ocupação que ajude você a viabilizá-los!

A seguir, veja alguns ótimos direcionamentos para quem já concluiu o 3º ano do ensino médio.

Buscar um emprego:

Essa é a busca de muitos jovens que terminam os estudos. Entretanto, nem sempre é possível começar a trabalhar sem ter experiência prévia. Por mais que esse seja o cenário mais comum, isso não impede você de buscar empregos com menor exigência técnica.

Trabalhar traz responsabilidades e desenvolve uma série de características fundamentais para o resto da vida. Além disso, ter seu próprio dinheiro é a melhor forma de começar a vida adulta, certo?

Tire um tempo para buscar vagas que exijam apenas a formação no ensino médio — assim, suas chances são maiores. Outra possibilidade é se dedicar a trabalhos freelancers, que ajudam a ter sempre um fluxo financeiro.

Tentar uma experiência internacional:

Para muitos jovens o intercâmbio é uma alternativa interessante: conhecer outro país, outra cultura, fazer novas amizades e ainda aprender um novo idioma. É uma experiência altamente enriquecedora, e o momento após a saída do ensino médio é o período mais adequado, pelo menos no primeiro semestre.

Entretanto, esse tipo de programa tem custos mais elevados. É até possível ir para países mais em conta, mas ainda assim há o investimento. Se você tem essa pretensão, especialmente para aprender o inglês, busque uma agência confiável e que ofereça condições de pagamento favoráveis.

Pesquisa antecipadamente como funciona o esquema de intercâmbio no país desejado. Há a possibilidade de fazer cursos diversos, não se limitando somente a idiomas. Você pode viver essa experiência ao lado de um amigo, ou até mesmo desbravar outra cultura sozinho.

Ensino técnico:

O ensino técnico é uma ótima saída para jovens que buscam uma formação mais rápida e com menor investimento. Esses cursos são profissionalizantes, ou seja, preparam o aluno já com o direcionamento para o mercado. São formações em áreas que têm boa demanda de emprego, o que faz toda diferença.

Alguns cursos técnicos podem ser iniciados até mesmo em paralelo com o 3º ano do ensino médio. Entretanto, é possível fazê-lo posteriormente, sem nenhuma restrição. Quem pensa em trabalhar logo após sair da escola precisa considerar essa formação.

Os cursos técnicos são muito valorizados no mercado, ou seja, têm uma aceitação das empresas contratantes. Muitas vezes ele é o início de uma carreira profissional e de um bom retorno financeiro. Com o dinheiro desse emprego, o aluno pode continuar seus estudos e investir em uma formação superior.

Concurso público:

A estabilidade dos cargos públicos não é segredo para ninguém! Com certeza você já ouviu falar sobre essa vantagem e já recebeu conselhos nessa direção. Realmente, vale a pena atentar para as oportunidades que exigem apenas a formação em nível médio. Apesar de pagarem menos, são grandes chances de começar a vida profissional.

Os concursos públicos, no entanto, demandam estudos e muita dedicação. É quase como um vestibular, mas te levam diretamente a um cargo com uma boa remuneração. Além disso, os cargos públicos não estão expostos a questões relacionadas a economia do país, ou seja, as demissões não acontecem.

Se você considera essa possibilidade, esteja sempre atento aos novos concursos que abrem frequentemente. Filtre sua pesquisa sempre por aqueles direcionados a quem tem o ensino médio completo, e assim você encontrará uma ótima oportunidade de começar a trabalhar.

Entrar em uma graduação:

A faculdade é sempre a primeira opção quando se encerra o 3º ano do ensino médio. A continuidade nos estudos se faz necessária, e o curso superior é a preparação fundamental para qualquer jovem que entre na vida adulta.

Os ensinos da universidade capacitam para o mercado de trabalho e oferecem uma formação completa, repleta de desenvolvimento intelectual. Contudo, os anos de faculdade também são muito importantes para a vida do jovem. Há muita coisa legal para aproveitar, além das responsabilidades com os estudos.

Já pensou em qual curso se matricular? Essa é uma decisão não muito fácil, então é importante que desde já você tenha uma ideia na cabeça! Direito, Economia, Geografia, Publicidade, ou qualquer outra formação com a qual você se identifique!

Como os testes vocacionais podem ser interessantes?

Os testes vocacionais são de grande ajuda para os jovens que ainda não sabem o que fazer. Eles auxiliam na identificação de características pessoais que, naturalmente, direcionam a carreira acadêmica e profissional.

Conhecendo suas capacidades, fica mais fácil de entender em qual área você teria um desempenho melhor. Suas preferências e capacidades são identificadas no teste, e então você tem acesso às sugestões de áreas para cursar na universidade, por exemplo.

Você pode recorrer ao teste mesmo se já decidiu o que fazer. Ele prestará suporte para que você identifique outras áreas correlatas que podem surgir como opções. Não deixe de fazê-lo quando terminar seus estudos na escola!

O 3º ano do ensino médio é um momento decisivo na vida de qualquer um. Entretanto, mantenha a calma, pois a vida só está começando. Você tem ótimas opções para seguir no próximo ano e, por mais que tudo mude, é possível encarar as responsabilidades da melhor forma!

Pensando em entrar em uma faculdade de Direito? Veja o que considerar antes de escolher!

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *