Você mais próximo da FDSM!

Inscreva-se para saber das novidades!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

O que considerar ao fazer um programa de intercâmbio na graduação?

O que considerar ao fazer um programa de intercâmbio na graduação?

Muitos jovens atualmente desejam ter uma experiência internacional em seu currículo. Por essa razão, a busca pela oportunidade de realizar um intercâmbio durante a graduação está cada vez maior, uma vez que reúne os estudos com a experiência de conhecer ou mesmo morar fora do país.

Você já teve vontade de fazer intercâmbio? Acompanhe o post para saber mais! Vamos lá?

Quais os tipos de intercâmbio universitário?

Existem dois tipos de intercâmbio universitário:

  • Intercâmbio de curta duração: você participa de eventos e atividades de curta duração em instituições conveniadas com a sua faculdade;
  • Intercâmbio de longa duração: você realiza uma parte do seu curso em uma universidade estrangeira, voltando para terminar a graduação na sua instituição de origem. No término do curso, você recebe um certificado que é validado por ambas as faculdades.

Os estudantes buscam realizar um intercâmbio para alcançar diversos objetivos diferentes, como:

  • aprimorar seus conhecimentos e conhecer novas culturas;
  • aprender, aperfeiçoar ou desenvolver um novo idioma;
  • ter a experiência de morar em outro país;
  • ter uma experiência de trabalho fora do Brasil por meio de um estágio.

Quais as vantagens de realizar um programa de intercâmbio?

O intercâmbio proporciona benefícios que vão muito além de apenas complementar e aprimorar o conteúdo da faculdade. A todo o momento o aluno deve se lembrar que ficar longe de casa e sair da sua zona de conforto não é fácil, mas os benefícios vão muito além das desvantagens. Assim, vamos mostrar alguns dos seus maiores ganhos!

Aprimorar e desenvolver o autoconhecimento:

O indivíduo que passa pela experiência de morar em outro país costuma amadurecer bastante. Isso ocorre porque, ao mudar-se para onde não conhece ninguém, o estudante estará mais sozinho do que o habitual e precisará resolver situações sem ajuda externa costumeira.

Além disso, o autoconhecimento é desenvolvido, já que a experiência de ficar longe de amigos e família causa o amadurecimento.

Conhecer outras culturas:

Morar em um novo país permite que o aluno se sinta como um nativo e vivencie de fato a cultura do local, pois apesar de a viagem proporcionar uma visão geral sobre o espaço, só é possível conhecer de fato os costumes de um lugar tendo uma rotina e uma residência naquele ambiente.

Dessa forma, o estudante também aprende a língua do local de maneira muito mais profunda do que ao realizar um curso, uma vez que precisa utilizar o idioma para todas as atividades do dia a dia, como fazer compras no mercado, ir à farmácia e durante as aulas e os trabalhos da faculdade, por exemplo.

Fazer novas amizades:

Realizar um intercâmbio ainda proporciona que o estudante volte para seu país de origem com novas amizades de diversas nacionalidades. A maioria dos intercambistas viaja sozinho e, por isso, ao chegar ao novo país, faz amizade com facilidade com outras pessoas que também estão em busca de uma experiência internacional.

É possível criar laços com indivíduos da mesma nacionalidade, com nativos do país e com pessoas de diversos outros países.

Aprimorar o currículo:

Como vimos, estudar fora proporciona fluência em outro idioma e certificação por instituição de ensino internacional, algo prezado pelo mercado.

Além disso, o profissional que realiza um intercâmbio demonstra que é maduro e foi capaz de encarar uma experiência internacional visando aprimorar o seu currículo.

Por fim, dependendo do país destino, ainda é possível realizar um estágio local e vivenciar como trabalha uma empresa internacional.

Quais são os programas de intercâmbio existentes?

Como a procura por uma experiência internacional está cada vez maior, atualmente existem diversos programas de intercâmbio. Conheça alguns dos existentes!

AIESEC

A AIESEC é uma organização não governamental renomada, filiada à ONU e com reconhecimento pela UNESCO, que está atualmente presente em todo o Brasil.

É uma plataforma internacional sedeada no Canadá que ajuda estudantes a se desenvolverem pessoal e profissionalmente através de programas de intercâmbio que visam aprimorar o espírito de liderança e o trabalho em equipe.

Bolsas de intercâmbio do Santander:

O Santander Universidades conta com um programa que concede bolsas de intercâmbio em que o estudante recebe determinada quantia em dinheiro para custear os gastos com passagem aérea, alimentação e hospedagem durante o intercâmbio.

Para participar, o aluno deve estudar em uma universidade que participe do programa de bolsas, fazer a inscrição no processo seletivo e ser aprovado nas etapas que constarem no edital.

Agências especializadas:

Existem diversas agências confiáveis com lojas espalhadas pelo país que são especializadas em intercâmbio universitário e auxiliam o aluno a planejar e organizar o estudo no exterior. Essas agências são parceiras de instituições de ensino internacionais e ajudam o intercambista até a obter o visto de estudante e encontrar a hospedagem ideal ao seu perfil.

Para não escolher errado, o aluno deve procurar prêmios e selos conferidos às empresas nos últimos anos pela qualidade dos serviços prestados, bem como a avaliação das agências nas redes sociais e em sites especializados.

Faculdades com convênios internacionais:

As melhores faculdades do Brasil, visando incentivar os seus alunos a estudar fora do país, costumam contar com convênios com renomadas instituições de ensino internacionais.

Esse convênio beneficia o estudante, pois facilita o processo de intercâmbio e torna o trâmite e as burocracias mais simples. As parcerias permitem ainda que os alunos participem até mesmo de eventos acadêmicos internacionais.

Como vimos, fazer um intercâmbio durante a graduação tem muitas vantagens e existem diversas possibilidades para realizá-lo. Por isso, quem deseja estudar “fora” deve procurar pelo programa que mais se adequar às possibilidades de buscar seu sonho!

Quer estudar em uma faculdade de qualidade que conta com convênios internacionais com diversas instituições de ensino do exterior? Então, venha para a FDSM! Entre em contato conosco para conhecer a faculdade que é nota máxima no MEC.

    Sobre o Autor

    0 Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *