Você mais próximo da FDSM!

Inscreva-se para saber das novidades!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Atividade extraclasse: se envolva para aprender fora de sala de aula

Atividade extraclasse: se envolva para aprender fora de sala de aula

As atividades realizadas dentro da sala de aula são fundamentais para o desenvolvimento do aluno. Entretanto, muitos estudantes deixam de dar a devida importância para a atividade extraclasse, que também é capaz de proporcionar novas e grandiosas oportunidades de aprendizado.

Se você já se sentiu sem motivação e cansado ao estudar pelo método tradicional de ensino, acompanhe o post para conhecer mais sobre os benefícios da atividade extraclasse, que melhora o desempenho escolar e tira o aluno da rotina!

O que é a atividade extraclasse?

Todas as ações realizadas fora da sala de aula ou do ambiente comum de ensino são conhecidas como atividades extraclasse.

Essas atividades proporcionam ao aluno vivenciar a prática dos conceitos aprendidos e têm como objetivo complementar o trabalho realizado em uma ou mais disciplinas.

A atividade extraclasse não tem como propósito substituir o ensino regular que é realizado dentro da sala de aula. Contudo, apesar de não ser a protagonista, é um complemento muito importante para a formação, pois promove o interesse dos alunos.

Assim, para que haja um bom aproveitamento dessas atividades, é importante que o estudante saiba balancear os conteúdos e escolha as melhores opções para os seus objetivos.

Para participar desse tipo de atividade, o aluno deve procurar as opções disponíveis em sua instituição de ensino.

Quais são os seus benefícios?

Como vimos, a atividade extraclasse auxilia no desenvolvimento do intelecto, uma vez que é uma forma de o aluno aprender e vivenciar a matéria da sala de aula de uma maneira mais interessante. Mas saiba que os benefícios não se encerram por aí!

Ao estar fora do ambiente da sala de aula, o estudante conhece novas pessoas que podem auxiliá-lo a compor a sua rede de contatos, conhecida como networking, situação em que as partes se ajudam mutuamente com as questões profissionais e até mesmo com indicações de emprego.

Consequentemente, também há o crescimento pessoal do indivíduo, pois, ao conviver, observar e conversar com outras pessoas, é possível adquirir novas perspectivas de vida, aptidões e valores.

Além disso, a experiência prática que esse tipo de atividade proporciona é fundamental para a formação de um bom profissional, que, após a graduação, se encontrará mais preparado do que os demais, que têm apenas a vivência teórica.

Por fim, algumas instituições de ensino ainda oferecem bolsas de estudos como forma de incentivo para os alunos que se dedicam a determinadas atividades extraclasse, especialmente aquelas em que o estudante representa a instituição em campeonatos e olimpíadas.

Assim, o crescimento do estudante ocorre de diversas maneiras, pois ele assimila o conteúdo, aprende perante novas perspectivas e ainda se conecta com pessoas novas.

Como as atividades podem ser realizadas?

Existem diversas maneiras de realizar a atividade extraclasse. Confira alguns exemplos de atividades extraclasse que você pode fazer!

Visitas a aldeias

O povo brasileiro é uma mistura de muitas etnias, mas a ascendência indígena é a origem da nossa cultura, por mais que ela, muitas vezes, seja esquecida pela maior parte da população.

Você sabia que, mesmo com a urbanização, globalização e toda a tecnologia que temos atualmente, algumas tribos brasileiras conservaram suas raízes? De certa forma, os costumes e a cultura desse povo também são nossos, por isso, é importante conhecermos a sua história.

Dessa maneira, visitar uma aldeia permite que o aluno vivencie de perto a cultura e os costumes das tribos indígenas, além de proporcionar maior conhecimento da de sua forma de vida.

Visitas a associações ou comunidades

Existem associações e comunidades de diversas áreas que proporcionam ao aluno o estímulo ao aprendizado, como a visita a comunidades ribeirinhas da região Amazônica e a associações de catadores que realizam a triagem do lixo orgânico, por exemplo.

No primeiro exemplo, durante a visita, os moradores narram o seu cotidiano, contam histórias antigas e preparam uma refeição com pratos típicos, para que os visitantes conheçam os seus costumes.

Já no segundo exemplo, os estudantes aprendem sobre meio ambiente, coleta seletiva e educação ambiental.

Cumpre ressaltar que, no Brasil, existem diversas comunidades e associações, uma vez o país é muito grande e conta com vários povos. Por isso, para realizar esse tipo de atividade extraclasse, busque pelas que ficam situadas em sua região e que sejam do seu interesse para complementar o estudo realizado em sala de aula.

Realização de pesquisas de campo

As pesquisas costumam ser uma constante atividade na vida acadêmica do aluno que está na faculdade, pois são de extrema importância tanto para o aprendizado de quem as executa, quanto para a expansão do conhecimento científico como um todo.

Nesse cenário, a pesquisa de campo, que é uma das formas de investigação mais difundidas e utilizadas por pesquisadores e alunos em seus trabalhos acadêmicos e científicos, faz parte de um experimento e corresponde à observação, análise, coleta e interpretação de fenômenos e fatos que ocorrem em seus ambientes naturais de vivência.

É possível realizar pesquisas com análises sobre diversos temas e em diversas áreas, por isso, esse método costuma ser utilizado em diferentes cursos.

Atividades de debate

A atividade que estimula o debate costuma ser utilizada nos cursos em que o aluno utiliza a arte da palavra e da argumentação durante a carreira, como no caso do Direito.

Nesse caso, a realização de um júri simulado, por exemplo, é uma boa opção para o estudante vivenciar a prática da profissão e ainda auxilia no processo de construção e desconstrução de conceitos, instigando o senso crítico, a participação e a reflexão.

A atividade extraclasse é importante e deve ser realizada sempre que possível, pois permite que o aluno vivencie situações práticas da profissão que não fazem parte da sua rotina.

Se você se interessou pelo assunto, busque pelas atividades realizadas por sua instituição de ensino para complementar o conteúdo aprendido em sala de aula!

Se você gostou deste artigo e quer receber mais orientações como as que você conheceu no post, inscreva-se agora mesmo em nossa newsletter. Assim, você poderá ficar por dentro dos nossos novos conteúdos, que chegarão diretamente à sua caixa de e-mails! Até breve!

    Sobre o Autor

    0 Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *