6 dicas de produtividade nos estudos para o vestibular de Direito
admin 18 de outubro de 2018 0 Comentários

Sabemos que o vestibular é um momento delicado para o estudante, que, além de lidar com as suas emoções pessoais, ainda deve ter produtividade nos estudos.
Você já deve ter passado pela situação de ficar horas sentado na frente dos livros e não conseguir absorver nenhum conteúdo, não é mesmo? Isso ocorre por falta de estratégia e planejamento. Para que o estudo seja produtivo, os métodos adequados devem ser utilizados para conseguir maior concentração e rendimento.
Se você deseja alcançar melhores resultados, confira, a seguir, algumas técnicas de produtividade que vão te ajudar a manter uma rotina de estudos para se preparar para o vestibular de Direito!
1. Organize as tarefas diárias
A falta de organização é inimiga da produtividade nos estudos. Para mudar essa situação, é muito importante que o estudante planeje tudo o que pretende fazer no dia. Ao se organizar, o vestibulando não perde tempo pensando “o que fazer agora?”, uma vez que ele já sabe os passos que deve dar em cada momento.
A ideia é colocar as atividades em prática, encaixando em sua rotina todas as etapas de aprendizagem, como a realização de anotações, revisões, pesquisas na internet, leitura de livros e apostilas, entre outros.
Separe algumas horas do seu dia para dedicar exclusivamente aos estudos e, durante esse momento, se desconecte do celular e das redes sociais, atitude que ajuda na concentração.
2. Tenha uma agenda ou cronograma
Para te ajudar no planejamento, é interessante contar com o auxílio de uma agenda ou cronograma.
Essas ferramentas permitem a organização das tarefas diárias, semanais, mensais e até mesmo anuais, o que possibilita a criação de um cronograma de estudos completo desde o início do ano até a data da prova, contemplando o aprendizado de todo o conteúdo que cai no vestibular, por exemplo.
Além disso, ficar lembrando-se de várias tarefas constantemente dificulta a realização do que se precisa fazer de fato, o que pode deixar o estudante desgastado e ansioso.
Não importa se o seu cronograma é físico ou virtual, utilize o método que mais o agrada. O relevante é consultá-lo diariamente para não se esquecer de realizar nenhuma atividade. Também é importante ser realista e não definir um tempo de estudo maior do que o disponível na sua agenda, para que não sinta frustração.
Escreva na sua agenda até mesmo os seus sonhos e inspirações, como passar no vestibular de Direito — visualizar os seus desejos constantemente o ajudará a manter-se motivado.
3. Faça pausas intercaladas para ter produtividade nos estudos
Você sabia que o cérebro precisa de descanso para conseguir assimilar todo o conteúdo? Por isso, realizar pausas programadas é tão importante.
É inevitável se cansar em algum momento do estudo, afinal, não somos máquinas. O correto é fazer pequenas pausas após longos períodos de aprendizagem, o que evita que ocorra esgotamento mental.
Até mesmo para realização das pausas intercaladas, existem diversos métodos, sendo o mais conhecido deles a técnica pomodoro. Ela consiste em alternar momentos de estudo ininterrupto por 25 minutos com descansos de 5 minutos, repetindo o processo posteriormente. Após 4 pomodoros (isto é, duas horas de estudo) o estudante deve realizar uma pausa de 30 minutos.
Entretanto, a técnica pode ser adequada ao seu perfil, aumentando ou diminuindo os momentos de estudo e descanso, uma vez que cada cérebro tem um funcionamento diferente. As pausas servem para o corpo como uma recompensa pelo período prolongado de trabalho e aumentam a concentração e a produtividade.
4. Tenha um ambiente de estudo propício e organizado
Apesar de muitas pessoas pensarem que não há nenhuma conexão, o ambiente onde se estuda está, sim, diretamente ligado à produtividade nos estudos.
É importante ter um lugar que o seu cérebro associe ao ato estudar, pois, dessa maneira, quando chegar ao local, o seu corpo já sabe que deve se concentrar.
Não existe uma regra sobre como deve ser esse ambiente — algumas pessoas preferem ambientes silenciosos, já outras optam por estudar ouvindo música, por exemplo —, o que realmente interessa é que o local seja livre de distrações, com boa iluminação (para que a visão do estudante não seja prejudicada), de fácil acesso e sem pessoas que interrompam.
5. Permita-se pequenos mimos entre os estudos
Assim como o descanso, mimos são importantes para que o seu corpo tenha uma folga e ganhe uma recompensa pelo árduo trabalho de estudar para o vestibular.
Os mimos podem ocorrer da seguinte maneira: após conseguir realizar uma quantidade específica de questões ou ao alcançar determinado tópico da matéria, você pode se presentear com alguma compensação — como comer um chocolate, sair com os amigos, ir ao cinema, assistir a um filme, ver um episódio da sua série favorita, ler um livro ou até mesmo se dar um tempo de descanso maior.
O importante é que, após essa pausa, você volte ainda mais focado aos estudos!
6. Não deixe a vida social e a prática de atividades físicas de lado
Para ter ainda mais produtividade nos estudos, o estudante não pode deixar de ter momentos de lazer. Sair com os amigos e familiares de vez em quando é saudável e não deve ser ignorado!
Praticar atividades físicas com regularidade é igualmente importante, pois proporciona diversos benefícios, como o controle da ansiedade e do estresse, melhor qualidade de sono, bem-estar, além de prevenir diversas doenças.
Busque a atividade que mais te agrada: andar de bicicleta, correr, fazer musculação, alongamento, ioga ou até mesmo uma simples caminhada já podem auxiliá-lo.
Viu só como existem diversas técnicas que podem ajudá-lo durante o preparo para o vestibular e Enem? Se você deseja ter mais produtividade nos estudos, siga as nossas dicas para ter um rendimento ainda maior!
Além disso, os métodos apresentados neste post não precisam ser aplicados apenas durante o período do vestibular, uma vez que podem utilizados após a aprovação, durante a faculdade e por toda a sua vida acadêmica.
Você gostou das nossas dicas de produtividade? Então continue a visita em nosso blog e leia agora mesmo o nosso post sobre aplicativos de estudo, prosseguindo com a preparação para o vestibular!
0 Comentários