Você mais próximo da FDSM!

Inscreva-se para saber das novidades!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Núcleo de Prática Jurídica: entenda a importância para a formação

Núcleo de Prática Jurídica: entenda a importância para a formação

O Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) é um importante mecanismo presente no curso de Direito, que ajuda o estudante a obter experiências únicas. Ele faz parte das simulações da atuação profissional, as quais fazem toda diferença na formação, preparando o futuro profissional advogado para os desafios que ele vai encontrar no seu cotidiano futuro.

Neste post vamos mostrar para você um pouco mais do NPJ e como ele faz diferença no desenvolvimento do aluno de Direito. Veja como é importante optar por uma universidade que valorize esse órgão!

O que é o Núcleo de Prática Jurídica e como ele funciona?

O NPJ é uma organização interna que as faculdades possuem, com a finalidade de oferecer ao aluno de Direito a experiência do exercício da profissão, ajudando-o a entender como o advogado precisa atuar. É quase como um estágio, porém, com algumas atividades simuladas, com a proposta da prática.

No NPJ o aluno tem contato com as principais demandas da profissão, executando tudo em caráter fictício e em casos reais, ambos sob a supervisão de magistrados da área. Isso ajuda no aprendizado, já que a prática é uma das melhores formas de entender concretamente o que é passado em sala de aula.

Funcionamento

O aluno tem contato com todas as áreas do Direito, exercendo práticas dos diferentes setores. Em alguns Núcleos de Prática Jurídica há até mesmo a atividade em casos reais, quando o estudante precisa visitar audiências, por exemplo.

O coordenador do núcleo é a pessoa responsável por supervisionar todos esses trabalhos. Ele orienta o aluno sobre como agir, ajudando no exercício das tarefas. A responsabilidade sobre o estudante, naturalmente, é dosada, uma vez que ele ainda não é formado.

A portaria nº 1.886, de 30 de dezembro de 1994, define quais as atividades podem ser exercidas pelo NPJ. São elas:

  • atuação em audiências e sessões;
  • redação de peças processuais;
  • visitas a órgãos judiciários;
  • prestação de serviços jurídicos;
  • técnicas de negociação coletivas;
  • arbitragens e conciliação.

Quais as vantagens ao desenvolvimento do aluno?

Indiscutivelmente, o Núcleo de Prática Jurídica faz muita diferença na formação do aluno. Ele traz aprendizados e benefícios que serão levados para toda a vida, especialmente no que diz respeito ao exercício da advocacia.

A seguir, veja as principais vantagens que você pode aproveitar ao estudar em uma faculdade que oferece um NPJ forte e organizado.

Experiência da vivência da profissão

A principal função do NPJ é colocar o aluno em contato com as vivências da advocacia. É nesse momento que ele terá um contato com as atividades que vai encontrar no mercado, pouco tempo depois. As rotinas são exercidas em diversos exercícios, que mostram de forma realista o que vai ser visto em breve.

O NPJ se torna ainda mais importante para quem ainda não estagiou. Esses alunos precisam ver, na prática, o que estudaram nas salas de aula ao longo dos últimos anos. Isso os torna mais bem preparados para quando chegar a hora de trabalhar, proporcionando mais segurança e um desempenho melhor.

Aprendizado na prática

O alto fluxo de conteúdo teórico é um fato no estudo do Direito. As leis precisam estar devidamente compreendidas e, para isso, muito conteúdo escrito é consumido. Entretanto, nada substitui a prática. Todo esse conhecimento precisa ser exercido e, na faculdade, o NPJ é um recurso fundamental.

Os professores discutem temas e ensinam o exercício da profissão, porém, a compreensão completa só vem com a atuação. O NPJ é a concretização desse aprendizado, colocando o estudante em situações que, até então, ele só ouviu nos exemplos oferecidos em sala.

Orientação de profissionais capacitados

Docentes e magistrados são as figuras fundamentais no Núcleo de Prática Jurídica. Eles tornam a experiência realista, com a indicação exata do que deve ser visto pelos alunos. A vivência profissional é aplicada no direcionamento do NPJ, tornando a prática forte e capaz de preparar o estudante da forma certa.

O coordenador do núcleo conduz as atividades, designa as demandas aos alunos e os acompanha em todos as demandas exercidas. Eles também levam os estudantes a visitas externas, audiências e qualquer momento, inclusive avaliando o desempenho.

Aos alunos, é fundamental absorver o máximo de conhecimento dos coordenadores e docentes. Isso ajuda na formação do currículo profissional.

Contato com casos reais

Um dos pontos altos do NPJ é o contato dos alunos com casos reais. É prestada a assistência jurídica a pessoas que, comprovadamente, não têm recursos para pagar um advogado. Esse é um aprendizado único ao estudante que está prestes a se formar e pode aplicar seus conhecimentos ajudando alguém.

No NPJ, o aluno atende casos das áreas trabalhista, familiar, cível e de defesa do consumidor. Tudo isso a partir da recepção dos núcleos das universidades a essas pessoas. Nessa atuação, o estudante trabalha com a supervisão do coordenador, que o orienta nas dúvidas que tiver, para que os casos sejam atendidos da melhor forma.

Aprendizado que pode ser levado para sempre

A diversificação das áreas do Núcleo de Prática Jurídica pode ser fundamental na jornada do estudante. É com esse contato real que ele pode tirar aprendizados para decidir em qual área do Direito vai se especializar. Além disso, os casos trarão ensinamentos que serão levados para toda a vida.

O NPJ também ajuda o aluno a ter contato com diferentes experiências. Isso contribui para uma formação completa, já que o início da carreira do advogado pode ser com casos de todos os segmentos. Um bom profissional é aquele que, independentemente da sua área, é competente em qualquer demanda.

Como funciona o Núcleo de Prática Jurídica na FDSM?

A Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM) tem um NPJ dentro de sua instituição, dando todo suporte ao desenvolvimento do aluno. A estrutura e os coordenadores são preparados para conduzir o estudante às melhores práticas a às experiências que farão toda diferença no futuro da sua carreira profissional.

O Núcleo de Prática Jurídica é indispensável na formação do Direito. Busque uma faculdade que valorize esse tipo de organização, oferecendo o que você precisa para uma formação de qualidade.

Entre em contato conosco para conhecer melhor o nosso curso de Direito!

    Tags: |

    Sobre o Autor

    0 Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *