Você mais próximo da FDSM!

Inscreva-se para saber das novidades!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Como escolher uma faculdade de Direito que ajude na aprovação da OAB?

Como escolher uma faculdade de Direito que ajude na aprovação da OAB?

Estudar para a aprovação da OAB não é uma tarefa simples! Esqueça os leves estudos de semanas anteriores à prova. Se você levar o exame em consideração somente após a sua graduação (ou prestes a ela), ou perderá muito tempo ou verá as chances de ser reprovado aumentarem.

Para sair da faculdade com bagagem suficiente para a aprovação, a dica é simples: escolha um curso que ajude a prepará-lo para o exame.

Confira neste post a importância de tomar essa ação o quanto antes!

OAB x Carreira

A aprovação na OAB é essencial para o exercício da advocacia. Sem ela, não é possível advogar. E para atuar como um advogado de sucesso, você não deve escolher uma boa faculdade apenas, mas um curso que te capacite desde já para obter a aprovação no exame.

O Exame da Ordem, em sua primeira fase, cobra assuntos gerais nas principais disciplinas do direito em uma prova objetiva com 80 questões.

Já no segundo momento o candidato deverá optar por uma área específica e será testado em uma prova discursiva com 4 questões.

Uma faculdade que apoia na preparação para a prova da OAB é fundamental para a sua carreira, pois auxilia na escolha da área e te capacita nas principais disciplinas para a aprovação.

Confira agora as principais dicas para identificar a instituição ideal.

Escolha uma instituição que te acompanha do início ao fim

Comece bem!  Participe de oficinas, palestras, aulões e outros eventos que já possam te capacitar para as provas do ENEM e de vestibular.

Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM), por exemplo, estrutura anualmente diversos eventos que auxiliam o vestibulando em sua trajetória até o ingresso na faculdade. E o melhor de tudo é que você encontrará conteúdos totalmente especializados para a formação em direito.

Para tornar o ensino acessível, também oferece 11 Programas de Bolsas de Estudos. Além disso, a instituição também possibilita o acesso por meio do financiamento estudantil, sendo credenciada ao FIES.

Escolha uma instituição de alto nível

Essa dica parece ser muito lógica, mas não se engane. O índice de reprovação nos Exames da Ordem gira entre 80 e 90%. E há um consenso no meio jurídico em culpar a má qualidade das instituições de ensino por esse fracasso.

Descarte instituições baratas e de acesso muito facilitado. Muitas faculdades têm considerado a graduação uma oportunidade de negócio e buscam quantidade de alunos, mas sem oferecer a qualidade ideal.

Analise o corpo docente. A equipe deve conter professores altamente qualificados e experientes com titulações de Mestre, Doutor e Especialista. Também, com sólida atuação de mercado em atividades jurídicas ou publicação de estudos respeitados na área.

Não abra mão de uma avaliação máxima pelo Ministério da Educação (MEC). A FDSM é avaliada com nota 5 e conta com um corpo docente de primeiro nível.

Escolha uma instituição especializada

Um centro especializado proporciona muitas vantagens em relação às instituições com outros cursos. Optar por uma faculdade especializada garante o foco no direito.

A estruturação física e pedagógica é voltada para o desenvolvimento da área e ajuda a capacitar profissionais para atuar como especialistas.

Encontrar um meio acadêmico voltado para o direito é uma vantagem. As discussões e os debates promovidos serão sempre direcionados e, nos últimos períodos, você certamente encontrará grupos 100% focados no Exame da Ordem.

Escolha uma faculdade que tenha convênios internacionais

Uma boa instituição busca intercâmbios com outros países. Por meio dessa prática é possível vivenciar a atuação jurídica internacional e alinhar o exercício da profissão às melhores práticas.

Por ser um centro de excelência no direito, a FDSM conseguiu a efetivação de convênios internacionais com renomadas instituições de ensino no Chile, México, Uruguai, Portugal e Espanha.

As parcerias oferecem aos alunos a oportunidade de participar de intercâmbios e eventos científicos internacionais. Neles, conseguem desenvolver experiências acadêmicas e obter uma formação jurídica global. Diversos eventos e intercâmbios já foram realizados com essas instituições.

Escolha uma faculdade que ofereça eventos extras

Uma boa faculdade deve oferecer eventos que enriquecem seu currículo. Um aluno que tem a possibilidade de participar de seminários e workshops alcança uma formação mais qualificada e abrangente.

A FDSM promove simpósios, debates, congressos, visitas orientadas a órgãos jurídicos, júris simulados e eventos nacionais e internacionais.

Essas e outras atividades extraclasse são consideradas complementares na sua formação acadêmica e potencializam o desenvolvimento das competências e habilidades do aluno.

Uma boa faculdade também deve oferecer núcleos de prática jurídica. Essa atividade promove a oportunidade de o aluno vivenciar a advocacia. Na FDSM você poderá atuar informalmente sob a supervisão de advogados e obter uma experiência jurídica.

Lembre-se de que a aprovação na segunda fase do Exame da Ordem exige um conteúdo discursivo — e a avaliação de uma prova como essa certamente considera a capacidade e o domínio jurídico alcançado ao longo da formação.

Escolha uma instituição que oferece minicursos de revisão para a OAB

Estudar em uma instituição que transforma os seus estudos para o exame em um projeto de aprovação pode ser fundamental para sua aprovação.

A FDSM reserva exclusivamente aos seus egressos um programa de capacitação com base nos exames da OAB. Você poderá participar desses aulões de revisão geral e economizará custos com cursinhos preparatórios.

Bom, chegamos ao final do nosso artigo. Se você seguir todas essas dicas com atenção terá grandes possibilidades de escolher a instituição mais adequada.

Acredite que há aquelas que vão te proporcionar apenas um certificado e, como mencionado, você enfrentará sérias limitações de atuação no mercado de trabalho contando apenas com sua formação.

Desconsiderar a importância do Exame da Ordem na sua formação pode ser fatal para sua carreira. A FDSM é preparada para formar advogados de excelência.

Entre em contato conosco agora mesmo e resolva sua carreira profissional. Podemos ajudar você a dar o passo final na aprovação da OAB.

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *