Você mais próximo da FDSM!

Inscreva-se para saber das novidades!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

O que você vai aprender na faculdade de Direito?

O que você vai aprender na faculdade de Direito?

Sonha em fazer faculdade de Direito? Essa é uma das formações mais procuradas, graças à solidez e ao amplo mercado da profissão. O advogado pode atuar em diversas áreas, seguindo carreira de acordo com as atividades com as quais mais se identifica.

Para aproveitar esse leque de possibilidades é preciso se dedicar. O Direito exige aprendizados diversos, de várias áreas, desde as mais técnicas até os conhecimentos mais amplos. Que tal saber mais sobre o que você vai ver no curso?

Saiba tudo que você vai aprender na faculdade de Direito! Entenda como essa formação vai preparar você para a carreira de advocacia.

Conheça melhor as disciplinas introdutórias do Direito

Os primeiros períodos da faculdade de Direito são marcados pelas disciplinas introdutórias. Elas são mais teóricas e podem não agradar a alguns alunos, mas aqui vai nosso conselho: dê valor a elas!

São temas fundamentais ao exercício do pensamento crítico do estudante. Essas disciplinas serão base para a formação, ajudando no aprendizado do restante de temas que você vai ver ao longo do curso.

Por mais que haja a ansiedade em se aprofundar, tenha calma e aproveite esse conteúdo inicial. A seguir, conheça melhor as principais disciplinas introdutórias do Direito.

Antropologia

A antropologia faz um estudo do homem, de seus costumes e práticas diante das visões grega, cristã e moderna. A disciplina aborda o comportamento do cidadão perante a sociedade, como se dão suas relações interpessoais e como sua visão de mundo influencia suas atitudes.

Entendendo essa evolução do comportamento humano, é possível compreender melhor como as leis foram feitas.

Economia

A economia também é uma disciplina introdutória vista nos primeiros períodos. De forma simples, o aluno vai se deparar com conceitos mais básicos, ligados às relações comerciais, variações de preço, distribuição de renda no país e outras questões.

O estudante visualiza o cenário econômico de forma geral, entendendo como o Direito se relaciona com todas essas situações.

Instituições de Direito Privado

Nessa disciplina o estudante se depara com as normas do Direito Privado, ou seja, a legislação que conduz as relações privadas entre pessoas. São abordados conceitos de Direito objetivo e subjetivo, diferenciando como cada um proporciona a defesa de possibilidades das partes envolvidas.

Além disso, são tratadas questões relacionadas a interesses particulares, como casos de patrimônio familiar e de relações comerciais.

Introdução ao Estudo do Direito

O Direito também é base de estudos na fase introdutória do curso. Os alunos aprendem mais sobre toda a história da justiça e do desenvolvimento das leis, até a chegada do momento atual.

Toda a história será vista, de modo que o aluno entenda as motivações para que essa área de estudo se desenvolvesse. O Direito romano também é visto, para que haja a compreensão de como ele influenciou o modelo atual do mundo moderno.

Sociologia

A sociologia também tem grande importância na faculdade de Direito. Nessa disciplina, o estudante entende mais sobre as relações interpessoais, sobre os comportamentos e os grupos sociais existentes.

Naturalmente, todas essas questões são vistas diante da ótica do Direito. O estudante também conhecerá os principais filósofos da história, compreendendo suas visões sobre o mundo e a sociedade.

Veja quais são as disciplinas específicas do curso

A faculdade de Direito também prepara o aluno para as vertentes da atuação. Há diferentes áreas, conhecidas como específicas. O advogado vai se deparar com desafios em todas elas, por isso há o aprofundamento e essa divisão dedicada.

Inclusive, muitos profissionais se especializam em determinadas áreas, tornando-se referências. A seguir, conheça mais sobre as disciplinas específicas e veja com quais se identifica mais!

Processo Civil

Essa é uma disciplina mais estrutural, em que o aluno aprende como funciona todo processo jurídico. É abordada toda a atividade quando há uma ação, seja por parte do advogado, seja por parte da justiça.

O aluno também aprende como funciona o trâmite de um processo, quais decisões podem ser tomadas e todas as possibilidades da atividade jurídica. Ele também conhece mais sobre recursos, prazos e as execuções de uma ação.

Direito Penal

Bem simples, o Direito Penal estuda tudo relacionado aos crimes e às infrações de todos os tipos. O estudante conhece mais sobre os diferentes artigos e aprende em quais situações eles se configuram.

Todo o processo penal é ensinado, como os detalhes das penas para cada um dos crimes. Nessa disciplina, o aluno também entende as variáveis de cada situação e se capacita para atuar como advogado de defesa.

Direito da Família

As leis também têm papel na proteção da estrutura familiar. Assim, a faculdade de Direito aborda essa disciplina como fundamental, uma vez que frequentemente há ações desse âmbito na justiça.

Nessa área do Direito são vistas as obrigações da vida em família, assim como a legislação relacionada aos casamentos e uniões estáveis. Essa é uma vertente com altas demandas; então, é importante que o estudante se dedique à disciplina.

Prática Jurídica

A prática aparece na reta final do curso, estimulando o desenvolvimento do aluno como advogado. Para isso, ele precisa estar em situações de simulação ou de atuação real da profissão. Alguns estudantes obtêm essa experiência nos estágios supervisionados, atuando em diferentes áreas do Direito.

A universidade também oferece essa prática, por meio da análise de contratos e acompanhamentos de processos em escritórios reais.

Entenda por que os estudos não acabam na graduação

O advogado nunca pode parar de estudar. O Direito está constantemente passando por mudanças, graças às alterações e ao surgimento de novas leis. Essa constante atualização é fundamental para manter o profissional relevante e capacitado para a melhor atuação.

Livros, congressos, palestras e a educação continuada são fundamentais para a rotina do profissional do Direito. A pós-graduação, o mestrado e o doutorado também são opções para o futuro, qualificando o advogado para visar cargos públicos, nos mais altos níveis.

A faculdade de Direito prepara o futuro advogado para um mercado competitivo, mas cheio de possibilidades de sucesso. Agora você já conhece melhor o curso e sabe o que esperar.

Escolher uma instituição de ensino que seja referência é fundamental. A Faculdade de Direito do Sul Minas é um centro de excelência em Minas Gerais! Entre em contato conosco para saber mais.

  • Vestibular FDSM 2020

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *