Você mais próximo da FDSM!

Inscreva-se para saber das novidades!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Experiência internacional na faculdade: qual a importância disso?

Experiência internacional na faculdade: qual a importância disso?

Todos sabem que o mundo está cada vez mais globalizado e empresas multinacionais atuam simultaneamente em diferentes continentes, razão pela qual o mercado busca profissionais com capacidade para lidar com adversidades que podem surgir e que vão além do dia a dia local.

Visando à conquista de melhor colocação no mercado de trabalho, a procura por oportunidades de estudo no exterior está cada vez maior, uma vez que é uma boa forma de desenvolver as qualidades que o profissional moderno deve ter.

Quer saber mais sobre qual a real importância de ter uma experiência internacional durante a faculdade? Então não deixe de conferir o nosso post!

Possibilidade de conhecer novas culturas

Ao sair da zona de conforto, você tem a possibilidade de conhecer novas culturas de uma maneira mais aprofundada.

Quando realizamos uma viagem ao exterior, temos contato com os costumes do lugar. Entretanto, apenas a experiência de morar em um novo local nos permite vivenciar de fato aquela cultura, pensando e sentindo como os nativos.

Ao realizar uma faculdade que proporcione uma experiência internacional, você tem a oportunidade de conviver de maneira mais aprofundada com a língua local, o que possibilita que se torne fluente, uma vez que tem contato com o novo idioma no ambiente escolar e também no seu cotidiano.

Não importa se você já estudou a língua do país que pretende ir — um intercâmbio é capaz de mudar completamente o seu nível de fluência.

A experiência modifica a forma como você vê o mundo e a sua própria cultura. Isso pode colaborar para que analise com mais crítica algumas posturas com as quais já estava acostumado ou até mesmo passe a valorizar alguns pontos da sua cultura que antes passavam despercebidos.

Saber como está o mercado de trabalho fora do Brasil

É o sonho de muitas pessoas morar fora do país, seja por um período ou definitivamente. Se esse também é o seu desejo, ao realizar um intercâmbio será possível verificar como está o mercado de trabalho na sua área fora do Brasil. Aproveite a oportunidade para observar qual tipo de profissional as empresas procuram e busque se especializar nesse ramo.

Além disso, conviver com profissionais de diferentes universidades e lugares do planeta traz uma visão diferente sobre a atividade que você realiza e sobre como a sua carreira é vista ao redor do mundo.

Viver essa experiência torna possível conhecer os diferentes ramos que existem em sua profissão e também permite observar uma mesma situação de diversos ângulos.

Ter um diferencial no currículo

Ter uma experiência internacional na faculdade naturalmente vai te levar a desenvolver diversas habilidades que são muito importantes para o seu desenvolvimento pessoal, mas o seu lado profissional também será muito valorizado.

O mercado de trabalho carece de profissionais qualificados, uma vez que as empresas multinacionais que atuam no Brasil costumam buscar pessoas competentes e fluentes em línguas estrangeiras, para que seja possível comunicação com a matriz e com os seus demais clientes ao redor do mundo. É exatamente esse o perfil que a pessoa que realiza intercâmbio tem ao voltar dessa experiência.

Além disso, a empresa costuma ver o candidato como uma pessoa autônoma, com capacidade de liderança e de gerenciar crises — tudo isso porque foi capaz de deixar a sua família e amigos para se aventurar em outro país, enfrentando sozinho os novos desafios.

Possibilidade de fazer cursos e extensões

Diversas possibilidades se abrem ao escolher estudar em uma faculdade que possui convênios internacionais para intercâmbio.

Durante o intercâmbio, o aluno também pode optar por realizar outros cursos que aprimorem ainda mais suas habilidades e conhecimentos adquiridos na sua área de atuação, aproveitando a oportunidade de estudar em outro país.

É o caso do curso de idiomas, por exemplo, situação em que o aluno concilia o estudo acadêmico com aulas de línguas.

Também é possível fazer, até mesmo, uma pós-graduação no exterior, se você já tiver completado o ensino superior; ou realizar cursos de extensão de curta duração na sua área, como o curso de inglês jurídico, procurado por advogados.

Amadurecimento pessoal

As pessoas que passam por uma experiência internacional costumam amadurecer muito. Isso ocorre porque, ao estarmos longe de casa, acabamos entrando, mesmo sem querer, em situações muito diferentes das quais estamos habituados.

Por não ter nenhum conhecido por perto, os problemas precisam ser resolvidos individualmente, sem o auxílio de ninguém, o que proporciona autoconhecimento, fazendo você refletir sobre sua identidade.

Durante a vivência do intercâmbio é possível se redescobrir, conhecendo verdadeiramente quem você é e do que realmente gosta.

Estar longe das pessoas que você ama pode causar certo desconforto, mas com certeza proporciona mais benefícios do que desvantagens.

Fazer novas amizades

Além de todos os pontos positivos já demonstrados, morar fora do país ainda possibilita o aumento do seu ciclo de amizades.

Do mesmo jeito que você, muitas pessoas, de diversos cantos do mundo, também estão em busca de uma experiência internacional. Como os intercambistas costumam viajar sozinhos, a tendência é que eles façam amizades entre si e conversem na língua do local em que estão, o que ainda contribui para a fluência no idioma.

A busca por intercâmbios aumenta cada vez mais, uma vez que os seus benefícios estão cada vez mais conhecidos.

Além disso, as melhores faculdades brasileiras atualmente buscam por convênios com instituições de ensino internacionais, o que torna os trâmites e as burocracias para viver uma experiência internacional ainda mais simples, incentivando os intercambistas.

Não importa o tipo de curso, seja realizando uma graduação sanduíche (quando uma parte é feita no Brasil e a outra parcela no exterior), uma pós-graduação ou cursos profissionalizantes — estudar fora do país é sempre bem-visto pelo mercado de trabalho.

Você tem a chance de estudar em faculdades estrangeiras com prestígio acadêmico reconhecido por todo o mundo, além de conviver com culturas diferentes e situações distintas das que são encontradas no Brasil, o que expande o seu horizonte e abre muitas portas!

Está pronto para vivenciar uma experiência internacional?!

Gostou das nossas dicas e quer receber mais orientações como as que você leu neste artigo? Assine a nossa newsletter para ficar por dentro de todos os novos conteúdos.

    Sobre o Autor

    0 Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *