Você mais próximo da FDSM!

Inscreva-se para saber das novidades!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Você tem o perfil de advogado? Desenvolva 6 características essenciais

Você tem o perfil de advogado? Desenvolva 6 características essenciais

Itens em uma mesa retratando o perfil de advogado ideal

Estar em dúvida sobre qual curso superior escolher é normal, pois não é uma tarefa fácil decidir a sua futura profissão.

Às vezes, você deve se questionar por qual motivo cursar Direito, entre tantas outras opções, não é mesmo? Compreendemos que essa questão pode causar preocupações e por esse motivo vamos te ajudar!

Saiba que a carreira jurídica é uma área nobre e que dá a possibilidade de seguir por diversos caminhos após a formatura. Por isso, se você deseja saber se tem o perfil de advogado, conheça neste post as principais características que devem ser desenvolvidas para ter sucesso na área:

1. Importar-se com injustiças

Para se tornar um bom jurista, você deve se sentir incomodado quando vê situações de injustiça e desigualdade. Isso deve ocorrer porque o Direito tem como objetivo o combate às arbitrariedades.

Quem atua na profissão está sempre em defesa algo ou alguém e faz uso da lei para que a justiça seja feita, ainda sendo remunerado para realizar esse trabalho.

advogado estuda por anos e se dedica a cursar uma faculdade justamente por se importar com os demais. Dessa maneira, depois de formado, ele busca que as ocorrências sejam realizadas sempre dentro da lei por meio dos conhecimentos adquiridos.

Assim, se você se revolta e sente vontade de intervir — seja pessoalmente ou recorrendo às autoridades — ao presenciar situações de preconceito e humilhação, por exemplo, é um sinal de que você tem o perfil de advogado e combina com o Direito.

2. Ter boa oratória

Ter uma boa oratória é peça fundamental para a capacitação nesse meio.

A comunicação é de extrema importância para o perfil de advogado, que deve demonstrar, por meio da fala, que seus argumentos estão corretos.

Estatuto da Advocacia e da OAB prevê em seu artigo 7º as situações em que o profissional deve se manifestar oralmente. São elas:

  • durante as sustentações orais nas sessões de julgamento, pelo prazo de quinze minutos;
  • ao utilizar a expressão “pela ordem” para esclarecer equívocos ou dúvidas que surgem durante o julgamento, bem como para replicar acusação ou censura que lhe forem feitas;
  • para reclamar sobre o descumprimento da lei, perante qualquer tribunal;
  • para falar, sentado ou em pé, em juízo.

Além disso, o advogado também deve sempre demonstrar estar seguro em suas afirmações, transparecendo confiança e falando com propriedade a todo o momento, para influenciar os demais com as suas ideias.

Entretanto, se você ainda não domina a arte da oratória, não precisa se desesperar e desistir do curso de Direito. Muitos entram na faculdade sem ter essa habilidade, mas a desenvolvem ao longo do tempo.

Existem diversos livros e cursos voltados para a oratória dos advogados. Com dedicação é perfeitamente possível desenvolver essa aptidão.

3. Ter boa escrita

Como vimos no tópico acima, a oratória é muito importante para um bom advogado. Entretanto, a escrita também é fundamental e indispensável, uma vez que o profissional se comunica a maior parte do tempo por meio dela.

Todos os atos de um processo são registrados e documentados, por essa razão o advogado sempre redige muitas peças, pareceres e documentos.

Durante os 5 anos da faculdade o estudante de Direito também está sempre em contato com a escrita — seja manualmente ou pelo computador — para compreender e registrar as matérias ministradas durante o curso.

Contudo, saiba que é possível realizar um curso de português para que o profissional da área aprimore a língua falada e a escrita.

4. Ter o hábito de leitura

Sabe-se que os estudantes têm muitos textos e livros para ler ao longo do curso de Direito, entretanto, os extensos conteúdos não se encerram com a formatura.

Durante o exercício da profissão, o advogado precisa ler a todo o momento processos, sentenças, decisões e leis. Por esse motivo, praticar o hábito da leitura é tão importante — ela será sua parceira por bastante tempo!

Além disso, quem costuma ler tem facilidade para escrever e falar bem, aptidões que, como vimos, são indispensáveis ao advogado.

Saiba que nunca é tarde para adquirir esse hábito, pois gostar de ler é questão de treino, prática e persistência.

5. Manter a calma em situações adversas

Constantemente o advogado deverá manter-se calmo em situações que todos estarão agitados afinal é contratado pra resolução dos problemas.

O profissional deve estabilizar o ambiente não deixando a situação tornar-se um caos mesmo quando atuar rapidamente sob pressão.
Agir com precisão e sem se exaltar é fundamental para a boa defesa dos seus representados.

No mais, o advogado também lidará constante e cotidianamente com argumentações opostas ao seu ponto de vista e diversas críticas.

O bom advogado deve estar preparado emocionalmente para todas essas situações e evitar levá-las para o lado pessoal.

6. Agir com base nos princípios éticos

Ter um comportamento ético é uma qualidade esperada do profissional que atua no meio jurídico. É claro que agir com ética é importante em qualquer profissão, mas no Direito é ainda mais indispensável, pois o advogado lida diretamente com os problemas de outras pessoas.

Como existe o sigilo profissional entre as partes, o jurista também deve saber guardar segredos, assim como não deve emitir opiniões públicas ou comentar com terceiros sobre os casos em que atua sem a autorização dos envolvidos.

O advogado deve agir profissionalmente sempre, pois não é aceito que crenças e convicções confundam-se com a atuação profissional.

Vimos pelas habilidades descritas que o perfil de advogado pode ser desenvolvido por aqueles que desejam dedicar-se a carreira.
basta apenas ter foco e doar-se ao objetivo: com força de vontade é completamente possível adquirir as aptidões necessárias!

Você tem o perfil de advogado ideal?!

Nos Siga no FacebookInstagramYouTubeTwitter e LinkedIn para ficar por dentro de todos os novos conteúdos!

  • banner de mestrado

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *