Você mais próximo da FDSM!

Inscreva-se para saber das novidades!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Mercado de Direito: um panorama do cenário brasileiro

Mercado de Direito: um panorama do cenário brasileiro

O mercado de Direito no Brasil é sempre um objetivo no horizonte dos jovens. Para tomar a decisão certa, é preciso conhecer as possibilidades e os segmentos. As demandas para a área são frequentes, ou seja, sempre há trabalho disponível.

O cenário nacional tem suas particularidades e números que ajudam a entendê-lo. Assim, você já sabe o que te espera caso deseja seguir na carreira jurídica! Neste post vamos mostrar um panorama sobre o Direito no Brasil, ajudando você a desenvolver uma percepção sobre a área. Confira a seguir!

Os dados recentes do mercado de Direito

Sob uma visão analítica, os números ajudam a entender a situação atual do mercado de Direito no país. Ano após ano, o setor se desenvolve bem, com cada vez mais advogados, processos em curso e bilhões em reais sendo movimentados.

Com uma alta demanda de serviços, o mercado segue aquecido. Para os jovens aspirantes a advogados, saber disso é um grande fator motivacional. Ainda que a concorrência aumente com frequência, sempre há muitas oportunidades. São diferentes mercados e possibilidades de atuação, abrindo um leque valioso.

Alguns números interessantes

Ao longo de 2017, cerca de R$ 50 bilhões foram movimentados pelo mercado jurídico. Isso se divide em valores pagos a profissionais, indenizações e custos gerais. Parece interessante ter a sua parcela desse número, não?

As oportunidades não faltam, tendo em vista que cerca de 20 mil novos processos se iniciam mensalmente no país. Tudo isso fica a cargo dos quase 1 milhão de advogados registrados pela Ordem de Advogados do Brasil (OAB).

Esses números foram apresentados em 2017 pelo Fenalaw, o maior evento da área jurídica da América Latina. Ele acontece anualmente na cidade de São Paulo, já com a edição de 2019 agendada.

Dados como esses mostram que o Direito só cresce, apresentando números cada vez mais impactantes. O mercado é receptivo e não concentra oportunidades em apenas uma área, permitindo que os profissionais da área atuem em diferentes vertentes.

As áreas do Direito que estão em crescimento

As mudanças da sociedade também refletem no Direito. Conforme as demandas acontecem, as diferentes áreas ganham mais atenção, graças às oportunidades que surgem. Essa amplitude de possibilidade se reflete diretamente no mercado da profissão, que fica ainda mais aquecido.

Ao estudante, é sempre bom estar de olho nas áreas que têm apresentado desenvolvimento. Esse crescimento representa mais oportunidades, o que revela um campo de atuação amplo. A seguir, confira quais segmentos crescem a cada dia e abrem novos horizontes na profissão:

Contencioso cível

O advogado dessa área lida com ações em esfera judicial e arbitral. Atua por empresas e cuida de um volume grande de demanda. Essa área cresceu graças à instabilidade financeira do país, que causou muitas disputas financeiras.

Eleitoral

Nessa área o advogado atua diretamente nas campanhas de candidatos. O trabalho é de orientar e fiscalizar a legalidade dessas ações. Após as eleições, as demandas seguem, diante de possíveis pedidos de cassação ou de acusação de irregularidades.

As pós-graduações em Direito eleitoral ou público são fundamentais para exercer essa vertente. As demandas do trabalho são bem específicas, necessitando ter conhecimento profundo.

Trabalhista

As ações trabalhistas nunca acabam. Frequentemente, há funcionários e empresas em litígio, e o advogado pode trabalhar para qualquer um dos lados. Com a reforma trabalhista, esse mercado aqueceu ainda mais, o que pode continuar caso a reforma da previdência também aconteça.

A pós-graduação no setor trabalhista é indispensável. Essa formação garante o trabalho em grandes empresas, por exemplo.

Compliance

A função do advogado em compliance é proteger a atuação da empresa. Para isso, ele regula, fiscaliza e orienta atividades internas e externas, respeitando a legislação e as normas vigentes. Esse profissional precisa avaliar os riscos operacionais, cuidando da imagem da empresa em relação às práticas exercidas.

O ideal é que o advogado tenha uma pós-graduação ou MBA na área de compliance, já que ela o prepara para situações comuns do mercado de direito.

Relações institucionais

Ao lado das empresas, o profissional tem a função de acompanhar as mudanças propostas no Congresso. Assim, diariamente ele se mantém atento a qualquer alteração na legislação que impacte essas companhias.

As pós-graduações em Direito público e eleitoral também são ideais a esse profissional.

O cenário para quem pretende começar

O cenário nunca foi tão animador para quem pretende cursar Direito. As diferentes alternativas de carreira e o mercado aquecido são chamarizes aos jovens, futuros profissionais. A carreira jurídica é sólida e promete oportunidades por toda a vida.

No início deste post você viu números atraentes e que chamam a atenção, então vamos destacar outros índices: o setor cresce cerca de 20% a cada ano. Desde 2006 o número de advogados aumentou em 80,99%, acompanhando as demandas e oportunidades.

Antes mesmo de começar na universidade, estude as possibilidades de atuação. Ser completo é importante, mas o profissional que encontra uma área favorita tende a ser ainda mais competente. Saber sobre a carreira jurídica em detalhes também pode ser um fator motivacional.

O Direito segue atraente, mesmo com a recente instabilidade econômica do país. Há sempre alguém precisando dos serviços de um profissional da área, além do que, não há época para a lei. Ela está sempre regulamentando serviços e ajudando no desenvolvimento da sociedade.

Um bom curso forma um profissional competente

Buscar um lugar no mercado de Direito depende de um fator principal: formação de qualidade. É importante escolher uma faculdade renomada, que tenha um alto índice de profissionais no mercado e que seja referência no segmento.

Ela garante o contato com um corpo docente preparado, que leva experiência do mercado às salas de aula. Com uma formação de qualidade você se prepara da forma certa, seguindo forte na sua busca por um lugar ao sol na carreira jurídica.

Quem já se formou colhe os frutos do momento atual. Se você quer dar início à sua jornada, é a hora de buscar a qualificação para entrar no mercado de Direito. O momento é favorável e promete boas oportunidades de desenvolvimento.

Agora, aproveite para nos seguir nas redes sociais para ler mais conteúdos como este e ficar por dentro do universo do Direito! Estamos no Facebook, YouTube, Instagram e LinkedIn​.

  • banner de mestrado

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *