Você mais próximo da FDSM!

Inscreva-se para saber das novidades!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Como me preparar para ser um advogado de sucesso?

Como me preparar para ser um advogado de sucesso?

O mercado jurídico é extremamente competitivo e apresenta grandes oportunidades para profissionais que se interessam pela área; Atualmente, há mais de um milhão de advogados no país. Como se destacar entre tantos concorrentes? O que diferencia o advogado de sucesso dos demais?

Neste artigo, vamos apresentar as principais características e habilidades que devem ser desenvolvidas para quem almeja o êxito na carreira. Acompanhe!

Invista em uma formação de qualidade

Um dos diferenciais do advogado de sucesso é a decisão tomada antes mesmo de iniciar os estudos: em qual faculdade estudar. Encare como um momento de construção de uma base de conhecimento indispensável para o exercício da profissão.

O tempo e os recursos despendidos na faculdade representam um investimento e não podem ser negligenciados. O mercado jurídico é muito concorrido, e uma formação de qualidade é um grande diferencial.

Não basta se matricular em um curso reconhecido pelo MEC — é preciso buscar as instituições que tratem o aluno como um profissional em formação e ofereçam a infraestrutura e o ensino de primeira linha.

Para isso, pesquise o histórico das instituições, as suas avaliações do MEC, opiniões de estudantes e as grades curriculares do curso de Direito. Dessa forma, você garantirá uma formação de qualidade para se tornar um advogado de sucesso.

Desenvolva habilidades de oratória e escrita

Algumas habilidades são extremamente importantes para a carreira jurídica e devem ser desenvolvidas o quanto antes. A capacidade de expressão verbal, seja ela falada ou escrita, é crucial. Afinal, na rotina de trabalho do advogado, a fala e a escrita são recursos constantemente utilizados.

Para se tornar um bom orador, o segredo é ter familiaridade com a situação de falar em público. Isso pode ser adquirido com a prática, com a ajuda de um curso de oratória. Aproveitar as oportunidades que surgem para apresentações é sempre uma boa ideia!

Uma escrita impecável deve ser desenvolvida ao longo da carreira, e isso envolve a expansão do vocabulário e a articulação das frases em si. Quem deseja aumentar o vocabulário precisa ler muito, preferencialmente obras com complexidades variadas. Portanto, construir o hábito de ler diariamente é uma boa prática, desde cedo!

Para melhorar a capacidade de formação de frases mais complexas, é indispensável escrever bastante, sobre vários temas, procurando variar o estilo. Solicitar feedback de professores, amigos e conhecidos também é uma maneira interessante de entender os pontos a serem melhorados.

Valorize o trabalho em equipe

O verdadeiro advogado de sucesso sabe que não chegou lá sozinho. Desenvolva desde cedo a capacidade de compartilhar as responsabilidades e conquistas com aqueles que estão ao seu redor. Saber valorizar o trabalho em equipe é uma estratégia vencedora para qualquer profissional.

Busque fortalecer a prática da escuta ativa para garantir que todos ao redor estão sendo respeitados e têm as suas necessidades atendidas. Uma equipe produtiva é aquela em que todos estão confortáveis e na qual a confiança é mútua. Ouvir atentamente é uma forma de prevenir e também resolver conflitos.

Para que a equipe seja valorizada, é importante deixar de lado o individualismo. Cooperar com todos, ensinar tudo o que sabe e buscar o sucesso coletivo são posturas de um verdadeiro líder e, consequentemente, de um advogado de sucesso.

Fique de olho nas oportunidades

Um bom advogado sabe identificar oportunidades de negócios. Para conseguir enxergar as chances que aparecem, é importante estar empenhado a se manter informado sobre os acontecimentos e problemas dentro do seu círculo de influências.

Muitas vezes, uma nova área de atuação surge porque os advogados com conhecimentos multidisciplinares conseguiram visualizar oportunidades de negócios. Por isso, é interessante buscar conhecimento fora da esfera jurídica.

Fortaleça relacionamentos

Uma boa rede de relacionamentos é um ativo imprescindível para o advogado de sucesso. A maneira correta de desenvolver o networking (rede de contatos) é ser ativo ao lidar com as pessoas.

Mas como conhecer mais pessoas que atuam no mercado jurídico? Alguns exemplos:

  • participe de feiras, congressos e eventos jurídicos e dos setores de interesse;
  • participe ativamente das decisões na sua entidade de classe;
  • torne-se membro de comissões acadêmicas;
  • una-se a associações profissionais.

É importante saber que a consistência é muito relevante na construção de relacionamentos. Logo, toda vez que você conhecer alguém interessante, deixe a vergonha de lado e inicie um diálogo. Se houver espaço, marque um próximo encontro para troca de experiências e aproveite para ouvir novas visões sobre os assuntos.

Uma rede de contatos deve ser cultivada de forma desinteressada. As oportunidades de negócios ou até mesmo ofertas de emprego surgem de forma natural, quando as relações se aprofundam.

Desenvolva uma visão empreendedora

Ter uma visão empreendedora é muito mais que estar preparado para abrir um negócio. Trata-se de uma capacidade que pode ser útil até mesmo para aqueles que não desejam ter o seu próprio escritório.

O empreendedor sabe identificar oportunidades e tem o pensamento voltado para a resolução de problemas. O advogado de sucesso analisa seu entorno, define os resultados que deseja alcançar e busca formas criativas de realizar suas ideias.

Uma boa forma de colocar seu espírito empreendedor é desenvolver metas. Pensar em curto, médio e longo prazo e criar estratégias para concluir os objetivos é um exercício enriquecedor, que pode ser colocado em prática no dia a dia.

Para criar boas metas, é importante identificar expectativas, obstáculos e alternativas e trabalhar a redação utilizando o método SMART. Esse nome vem de uma abreviação em inglês, que significa que as metas precisam ser escritas de forma específica, mensurável, atingível, relevante e temporal.

Mantenha-se atualizado

Uma formação sólida não se encerra com a conclusão da graduação e a aprovação no exame da OAB. O advogado de sucesso precisa se manter atualizado e buscar aprender constantemente.

Em algum momento da carreira, pode ser interessante investir em uma formação especializada, como uma pós-graduação. Mesmo enquanto a hora de cursar algum tipo de especialização não chega, é importante conhecer as inovações e alterações legislativas para fazer um bom trabalho.

Mantenha o foco e certamente será um advogado de sucesso!

Com dedicação e as escolhas certas, uma carreira bem-sucedida é questão de tempo!
Gostou do artigo? Para conhecer outras dicas como essas, aproveite para assinar nossa newsletter e receba conteúdos relevantes diretamente do seu e-mail!

  • banner de mestrado

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *