Você mais próximo da FDSM!

Inscreva-se para saber das novidades!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Manual do Direito: como começar a estudar para ter uma carreira na área?

Manual do Direito: como começar a estudar para ter uma carreira na área?

1. Introdução

Depois da conclusão do ensino médio, o aluno precisa decidir o que deseja cursar na faculdade. A seleção do curso é um momento muito importante, pois é nesse estágio que se escolhe o que será estudado nos próximos anos e a profissão que será exercida no futuro. Por isso, essa apuração deve ser feita com cautela e sabedoria.

Atualmente, existem diversos cursos de ensino superior. Os mais habituais conferem diploma com o grau de Bacharel, Licenciado ou Tecnólogo. Há muito interesse pelo bacharelado em Direito, que é atualmente o curso superior mais popular do Brasil.

Está interessado em cursar uma faculdade de Direito e não sabe por onde começar? Siga as nossas dicas e aprenda a fazer uma autoavaliação para não errar na escolha da sua profissão. Boa leitura!

2. Vantagens de estudar Direito

Um dos principais motivos pelos quais os estudantes escolhem cursar Direito é por ele ser um curso amplo, com um leque muito grande de especializações e áreas de atuação. Portanto, não é preciso ter medo: apesar de ser um curso muito procurado, há espaço no setor para todos.

Durante a faculdade, o aluno aprende a entender, interpretar e aplicar as leis em situações concretas, o que é muito útil até mesmo na vida pessoal, uma vez que nos faz compreender nossos direitos e obrigações como cidadãos e trabalhadores, por exemplo.

2.1. Sobre o curso

No início do curso, são ministradas aulas que ensinam ao estudante a realidade do mundo atual e como o Direito é importante na organização da sociedade, visto que as leis interferem diretamente na rotina das pessoas. Algumas dessas disciplinas são: Economia, Sociologia, Introdução ao Estudo do Direito e História do Direito.

Após o aluno ter sido apresentado ao conteúdo introdutório das ciências jurídicas, começa o estudo específico da legislação de cada área de atuação. Ou seja, aprende-se sobre as leis e os conceitos jurídicos de cada especialidade. O Direito é subdivido em Direito Público e Direito Privado, e cada área tem seu ramo de atuação.

O Direito Público é a área que regula os interesses da nação, tanto internamente (como na organização dos poderes estatais), quanto nas relações entre os cidadãos e o Estado. Dentro desse ramo do Direito, as principais matérias estudadas no curso são: Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Penal, entre outras.

Já nas matérias de Direito Privado, como o próprio nome já diz, os interesses envolvidos são majoritariamente privados, ou seja, é o ordenamento jurídico que rege as vontades particulares dos indivíduos. As disciplinas dessa área são o Direito Civil e suas divisões (como o Direito de família, Direito das sucessões, entre outros) e o Direito Empresarial.

Para conhecer todas as disciplinas que são estudadas durante a faculdade, verifique a matriz curricular do curso.

2.2. Áreas de atuação dos profissionais de Direito

A faculdade proporciona uma visão ampla sobre o que é ou não permitido dentro do ordenamento jurídico, o que possibilita a reivindicação de direitos para si mesmo ou para terceiros. Sendo assim, após a colação de grau, o recém-formado tem uma gama de carreiras diferentes que podem ser seguidas.

A carreira mais exercida por quem se forma em direito é a advocacia. Para se tornar um advogado, são necessários o diploma de bacharel em Direito e a aprovação no exame da OAB.

Os advogados que preferem seguir a carreira privada têm a possibilidade de trabalhar em escritórios de advocacia de pequeno, médio ou grande porte, em departamentos jurídicos de empresas privadas ou podem até mesmo abrir o seu próprio escritório.

Existe também o ramo da correspondência jurídica, no qual o correspondente jurídico costuma trabalhar de maneira autônoma para diversos escritórios de advocacia ou empresas que precisam de apoio jurídico em local distante de sua sede, realizando diligências, protocolando documentos, acompanhando audiências, entre outras atividades.

Já no setor público, existem diversos cargos exclusivos para bacharéis em Direito ou advogados. É o que ocorre nas carreiras de juiz, promotor de justiça, procurador da República, entre outras. Para ocupar a função, o candidato deve ser aprovado em concurso e comprovar ter, no mínimo, três anos de atividade jurídica. Vale ressaltar que a carreira pública proporciona estabilidade e bons salários àqueles que nela ingressam.

Mesmo que o profissional não atue em todas as áreas, a faculdade de Direito proporciona um conhecimento amplo que é utilizado em diversos campos da vida, como ao casar, ao comprar uma casa ou ao ser contratado em um emprego. O direito está em muitas situações cotidianas da vida e é utilizado a todo momento.

3. Por onde começar

Após decidir cursar Direito, o primeiro passo deve ser a escolha de uma instituição de ensino.

Em 2010, o Brasil já tinha 1.240 cursos superiores de Direito, mais do que todos os outros países juntos. Para se destacar no mercado, a escolha da faculdade certa é fundamental.

3.1. Escolha uma boa instituição de ensino

Para escolher a faculdade ideal, o aluno deve observar alguns pontos importantes. Em primeiro lugar, o credenciamento no MEC, devido a faculdades não-credenciadas poderem ser fechadas ou impedidas de expedir diplomas.

Outro aspecto a ser observado deve ser a estrutura da universidade.
Instalações de qualidade garantirão conforto, tendo em vista que você passará os próximos anos da sua vida visitando o local.
Verifique também a biblioteca, pois ela será uma aliada aos estudos e terá um papel fundamental no seu desenvolvimento.

Escolher um local que forneça educação de qualidade é o tópico mais importante. Lembre-se de que a faculdade é um investimento para o seu futuro. Uma boa faculdade trata os alunos de forma individualizada e diferenciada, prestando atenção em suas necessidades e objetivos.

Não escolha uma faculdade que o trate apenas como mais um. A proximidade do aluno com o professor é muito importante para melhor assimilação do conteúdo e para o desenvolvimento profissional.

3.2. Prepare-se para o ensino superior

Decidida a faculdade, o estudante deve preparar-se pré-vestibular focando-se nas habilidades uteis a formação como interpretação de texto e oratória.

Para tanto, é interessante desenvolver os hábitos da leitura e da escrita. Deste modo, tanto o vestibular como o ensino superior vão ser encarados com maior facilidade.

4. Por que estudar na FDSM

Faculdade de Direito do Sul de Minas tem primazia, sendo contemplada com todos os itens descritos no tópico anterior. E o principal, foi avaliada com nota 5 pelo MEC (Ministério da Educação), conceito máximo em qualidade de ensino.

A FDSM possui estrutura física que proporciona conforto aos alunos, além de biblioteca completa à disposição dos estudantes, inclusive digital, que permite consulta a diversos títulos sem sair de casa — pontos fundamentais na formação de um bom profissional.

Conhecer o direito na prática também é fundamental para a capacitação do estudante, por isso, a faculdade oferece o Núcleo de Prática Jurídica, que permite ao aluno aplicar a casos concretos toda a teoria aprendida em sala de aula.

Por ser focada especificamente no ensino jurídico, a FDSM trata o aluno de maneira individualizada, buscando oferecer a promoção completa do ser humano, no âmbito pessoal e profissional.

O objetivo é formar especialistas aptos para a inserção nos diversos setores profissionais da área das ciências jurídicas, estimulando a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo.

juiza_em_trajes_formais5. Conclusão

O curso de Direito proporciona uma formação ampla, que permite a atuação em diversas áreas profissionais, tanto no setor público quanto no privado, além de oferecer ao estudante um conhecimento que é utilizado na vida em geral.

A FDSM é uma excelente opção para os que buscam uma faculdade completa pois proporciona aos seus alunos infraestrutura de qualidade e educação de excelência, sendo primordialmente especializada no ensino jurídico.

6. Sobre

A Faculdade de Direito do Sul de Minas é um centro de excelência no ensino do Direito em Minas Gerais. Avaliada com nota 5 pelo MEC, Consolidamo-nos como um tradicional polo de produção e transmissão de conhecimento no campo das ciências jurídicas.

A FDSM é uma instituição privada sem fins lucrativos, mantida pela Fundação Sul Mineira de Ensino. A instituição também é credenciada ao FIES.

Oferece cursos de Graduação, Especialização, Extensão e Mestrado. Desde a sua fundação, em 1959, já formou milhares de profissionais, e muitos deles ocupam posição de destaque no cenário jurídico nacional. Entre eles, o atual ministro do Superior Tribunal de Justiça, João Otávio de Noronha, formado pela instituição, e tantos outros nas mais diversas carreiras jurídicas.

Conta com corpo docente extremamente qualificado, formado por 40 profissionais especialistas, mestres, doutores e pós-doutores com ampla experiência acadêmica e de mercado, muitos deles atuando como docentes de outras grandes instituições do Brasil.

Entre os profissionais encontram-se diversos membros de carreiras jurídicas, como juízes, delegados, defensores, advogados e também pesquisadores com vários livros e artigos publicados. Tais profissionais participam de eventos científicos no Brasil e no exterior, demonstrando alta capacitação no ensino jurídico.

O curso de Direito da FDSM está totalmente integrado às principais tendências do ensino jurídico atual. Além dos trabalhos em sala de aula, os alunos participam de diversas atividades extraclasse, como palestras, simpósios, debates, congressos, visitas orientadas a órgãos jurídicos, serviços de extensão para a comunidade através do Núcleo de Prática Jurídica, júris simulados e eventos nacionais e internacionais.

O curso conta ainda com uma Revista Eletrônica da Graduação, para a publicação de artigos científicos produzidos pelos professores e alunos, fomentando a pesquisa e a produção de conhecimento na instituição.

 

Convênios:

A credibilidade e a excelência em ensino da FDSM propiciaram-lhe conveniamentos com renomadas instituições de ensino internacionais.
Dentre elas: Universidade de Coimbra, Universidade do México, Universidade do Chile, Universidade de Castilla-La Mancha e Instituto Universitário Sudamericano.

Devido as parcerias, os alunos ingressam em intercâmbios e eventos científicos-internacionais eventualmente aprimorando experiências acadêmicas enquanto adquirem formação jurídica global.

Diversos eventos e intercâmbios já foram realizados com essas instituições.

Para oferecer um ambiente de aprendizado de alto nível, a FDSM conta com dois amplos prédios que somam cerca de 9 mil metros quadrados, além de salas de aula bem equipadas, com lousa interativa, ar-condicionado e moderno sistema de som.

Possui ainda biblioteca física e digital e laboratório de informática, que são constantemente atualizados. Os prédios contam com diversas salas de estudos e rede wireless.

Para eventos e atividades acadêmicas, a FDSM possui um moderno Salão do Júri, acomodando 190 pessoas, e o tradicional Salão Nobre, com capacidade para 1.000 pessoas.

Um importante diferencial da FDSM é o Núcleo de Prática Jurídica, viabilizador do estágio obrigatório institucional via processo seletivo.
Em uma ampla e moderna estrutura, os alunos aprendem o Direito na prática orientando juridicamente à comunidade, amparados por professores.

Além do escritório-modelo, o NPJ é conveniado a centenas de órgãos-jurídicos, escritórios de advocacia de Pouso Alegre e diversas cidades.

 

Bolsas:

Para oferecer ensino acessível a todos, a FDSM tem 11 programas de bolsas de estudos mantidos pela própria instituição.
Bolsa Vestibular para os 30 primeiros colocados no processo seletivo.
Bolsa Monitoria.
Bolsa Estímulo para os seis melhores alunos de cada sala.
Bolsa de Iniciação Científica.
Bolsa PIBIC/FAPEMIG.
Bolsa por Grupo Familiar.
Bolsa Convênio com a Polícia Militar.
Bolsa Social para alunos com carência socioeconômica.
Bolsa para Ex-Alunos.
Bolsa para o Diretório Acadêmico.
Bolsa Estágio em parceria com a Prefeitura de Pouso Alegre.

Todos esses diferenciais fazem da FDSM a melhor opção para quem quer cursar Direito. O melhor Direito é o nosso!

  • banner de mestrado

Tags: | |

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *