10 dicas de como se preparar para o Enem

Milhares de estudantes de todo o Brasil vão realizar a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) neste ano. Todos com o mesmo objetivo, conquistar uma vaga em um curso superior. A cada ano a concorrência está ainda mais acirrada, por isso é essencial levar os estudos e a prova muito a sério para alcançar seus objetivos. Eis aqui algumas dicas úteis, veja a seguir.

1. Procure estudar matérias similares que você teve na escola ou no cursinho.

Para conseguir uma nota boa no Enem é preciso saber organizar a sua rotina de estudos, priorizando o que é mais importante. A primeira dica é estudar as matérias que você teve na escola ou no cursinho naquele mesmo dia. Isso ajudará na fixação do conteúdo.

2. Acompanhe notícias em todos os meios de comunicação.

Ler revistas, jornais impressos e online, assistir a telejornais e até mesmo ouvir noticiários em rádios ajudam muito na absorção dos principais assuntos que estão sendo tratados em nosso país, e que muitas vezes se tornam tema da redação do Enem.

3. Desenvolva o hábito de leitura.

Se você ainda não tem o hábito de ler, mude isso agora! Ler precisa estar em sua rotina, visto que as provas exigem leitura dinâmica e interpretação em todas as questões. Ter o hábito de leitura ajuda a organizar melhor as ideias na hora de criar uma redação. Então fica a dica!

4. Aumente sua bagagem cultural.

Tem uma bagagem cultural mais ampla lhe ajuda a criar uma análise crítica de determinado assunto, principalmente durante a composição da sua redação. Como aumentar essa bagagem? Ouça músicas de qualidade, leia bastante e assista documentários e filmes com conteúdos que são destaques na história.

5. Crie um cronograma de estudos.

É indispensável criar com antecedência um cronograma de estudos e segui-lo à risca, com a programação de horários e conteúdos a serem abordados diariamente.

Você ainda não tem uma planilha de estudos? Clique aqui e baixe a sua.

6. Resolva simulados do ENEM.

Fazer e refazer simulados vai lhe ajudar na preparação para o exame. E na medida em que for avançando nos estudos, é importante resolver os simulados para o Enem, pois eles vão fazer com que você vá se adaptando ao nível de cobrança da prova.

7. Procure compreender, e não memorizar.

Aprender não é simplesmente memorizar um conteúdo. É bem mais do que isso, é entender. Uma vez que você compreender o que está estudando, as ideias irão se manter em seu cérebro por muito mais tempo.

8. Cuide da sua saúde.

O cuidado com a saúde deve ser levado a sério, na mesma medida do cuidado com os estudos. A prática de exercícios físicos e uma boa alimentação devem fazer parte da rotina. De nada adianta exercitar apenas o cérebro e se esquecer de todo o resto.

9. Não acumule dúvidas.

As dúvidas vão fazer parte de toda a preparação, do começo ao fim. Antes de tudo o segredo é não deixar que se acumulem. Procure sempre enumerar os assuntos mais complexos e busque solucioná-los com seus professores.

10. Por favor, não estude o tempo todo!

Você também precisa de um tempo de descanso. Estudar 24 horas por dia não vai aumentar o seu nível de conhecimento. Pelo contrário, só vai elevar seu estresse, ansiedade e desgaste mental. Também faça uma pausa depois dos estudos para conseguir atualizar a sua mente com as ideias que aprendeu, pratique esportes, vá caminhar, ouça músicas, descanse!

E acredite, estudando com dedicação e aplicando todas estas dicas em sua rotina, a chance de obter sucesso na prova será bem maior! Boa sorte!

• Vestibular FDSM 2020