É hora de pensar em pós-graduação?

Exceder a graduação é pré-requisito, principalmente quando o objetivo é destacar-se no mercado de trabalho ou seguir carreira. Porém, quando é chegado o grande momento da formatura, a maioria dos estudantes/profissionais se pergunta: devo investir em uma pós-graduação agora? Ou seria melhor, “ficar de boa” por um ou dois anos?

Apesar dos diversos questionamentos, é fato: no processo seletivo, ter uma pós-graduação garante uma vantagem imensa perante os outros.

Antes de continuarmos, vamos entender melhor o que é uma pós-graduação. Existem dois tipos: Lato Sensu e o Stricto Sensu. De maneira extremamente simplificada, podemos dizer que a Lato Sensu é mais direcionada para a atuação profissional, enquanto a Stricto Sensu está mais voltada para a formação científica e acadêmica, ou seja, em geral focada em pesquisas.

Algo muito interessante de se notar é que no Brasil os profissionais optam por investir em uma pós somente cinco anos após sua graduação, pois neste período já estão mais bem posicionados no mercado de trabalho. Mas existe outro lado: caso haja necessidade imediata, a maioria dos profissionais escolhem uma atualização de conhecimentos feita por meio de cursos rápidos. O que, claro, são ótimas opções, mas os que estão em busca de uma nova titulação devem investir certeiramente nos cursos de pós-graduação.

Por que devo investir na pós-graduação?

pos graduação fdsm direito

Nos últimos 20 anos, aumentou de maneira significativa o acesso ao ensino superior no Brasil. Ou seja, ter uma graduação já não é um grande diferencial na hora de competir com outros candidatos em um processo seletivo. Mas como nem tudo é um “mar de rosas”, com essa grande quantidade de graduações, surgiu também uma “armadilha”. Pois com a grande demanda no ensino superior, surgiram faculdades que não são bem vistas no mercado.

Sendo assim, na hora de procurar um curso de pós-graduação ou mesmo uma graduação, é importante conhecer a instituição de ensino, sua reputação, seus cursos e como ela é vista pelo mercado.

Mas a questão é, devo ou não fazer uma pós-graduação agora?

Conheça duas razões para cursar uma pós-graduação ou especialização:

1. Inovação na prática

Muito se fala sobre a necessidade de inovação e criatividade no ambiente profissional, mas são poucos os cursos que podem ajudar no desenvolvimento dessas habilidades. No caso das especializações, a própria estrutura desse tipo de cursos facilita a inclusão de práticas e experiências que envolvem o desenvolvimento de tais competências.

2. Novas oportunidades na carreira

Talvez esse seja o tópico que vá te convencer a procurar ou até já se matricular em uma pós-graduação. Os cursos de pós obrigam o profissional a sair da zona de conforto, para que almeje crescer e também conquiste novos horizontes, muitas vezes diferentes dos quais eles almejavam no início de sua carreira. Ter contato com novos conhecimentos e áreas inéditas é a melhor receita para conseguir oportunidades e perspectivas interessantes na carreira.

Esperamos ter ajudado você a fazer a melhor escolha!

Agora, se você já é formado em Direito, super indicamos que acompanhe o nosso site: www.fdsm.edu.br! No 2º semestre teremos novos cursos e muitas novidades! Fique ligado!

• banner de mestrado