Você mais próximo da FDSM!

Inscreva-se para saber das novidades!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

6 orientações sobre como escolher uma profissão

6 orientações sobre como escolher uma profissão

Talvez uma das decisões mais difíceis da vida seja a escolha da carreira profissional. A decisão é tomada em um momento em que ainda não temos autoconhecimento e nem experiências suficientes para definir tal questão. Realmente parece uma tarefa impossível, mas não se assuste, temos dicas simples que podem te ajudar e tornar essa decisão menos complicada.

 

1. Do que você gosta?

 

Em qualquer artigo ou estudo, você vai perceber que a opinião dos especialistas é unânime: autoconhecimento é fundamental para fazer uma boa escolha sobre sua carreira. Coloque no papel, faça uma lista sobre as matérias que você mais gosta, e também dos seus passatempos prediletos. Isso irá te ajudar muito durante as pesquisas sobre profissões.

2. Pesquise.

Invista tempo em pesquisa. Leia artigos sobre diversas áreas, principalmente sobre as áreas que mais te interessam. Pesquise também sobre as instituições de ensino e o que elas oferecem – sua estrutura, corpo docente, se possui convênios internacionais… Importante ressaltar que às vezes temos uma opinião ou conhecimento muito superficial sobre determinada profissão.  É muito importante estudar e conhecer a grade curricular dos cursos que mais te interessa. Isso te ajudará a optar pelas áreas, sendo elas humanas, exatas ou biológicas.

3. Personalidade: qual é a sua?

Resultado de imagem para personalidade

Você é tímido ou extrovertido? Gosta de planejar tudo nos mínimos detalhes ou prefere improvisar? Sente-se mais à vontade trabalhando em grupo ou sozinho?

Liste traços fortes sobre sua personalidade. Por meio disso você poderá ir desenhando caminhos por onde seguir.

4. Converse com um profissional do mercado.

Resultado de imagem para entrevista emprego jovem

Se você já possui uma lista de possíveis profissões para escolher, vale muito a pena conversar com profissionais que já exercem na área. É uma das melhores maneiras de alinhar suas expectativas, pois dessa forma você conhecerá aspectos positivos e os desafios da carreira na prática.

5. Faça testes vocacionais.

Os testes vocacionais geralmente são constituídos por perguntas elaboradas por psicólogos e por um sistema de pontos que define as áreas mais adequadas para cada perfil. Existe uma variedade imensa de testes vocacionais na internet, mas é aconselhável que você procure um profissional para realizar um teste com maior confiabilidade.

6. Visite algumas faculdades.

Resultado de imagem para fdsm

Outra forma de descobrir mais sobre profissões, ou até mesmo carreiras que você pretende seguir, é visitar uma faculdade que ofereça o curso.

Entenda o que é estudado naquela graduação, como são as aulas, que tipo de trabalho é exigido dos alunos e quais os principais desafios. Procure conversar com o coordenador do curso, professores ou mesmo alunos. Isso te ajudará bastante.

O que achou das dicas para escolher a carreira certa? Deixe seu comentário!

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *