Você mais próximo da FDSM!

Inscreva-se para saber das novidades!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Dicas essenciais para escolher sua Pós-Graduação em Direito

Dicas essenciais para escolher sua Pós-Graduação em Direito

A graduação em Direito oferece uma ampla possibilidade de áreas de atuação, e é justamente por isso que, quanto maior for o grau de especialização, mais chances o profissional terá de enriquecer seu currículo e se destacar na carreira. Mas o que deve ser considerado ao escolher uma área para se especializar? Qual opção melhor se adequará com as suas aspirações e interesses? É o que veremos ao longo desta matéria.

Por que investir em conhecimento?

Em 2016, 135 mil candidatos prestaram o Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Milhares de profissionais ingressam no mercado anualmente, e por isso é fundamental ter diferenciais para se destacar e alcançar o sucesso e reconhecimento. O mercado tende a absorver somente aqueles mais preparados, e por isso é essencial investir em especialização e estar disposto a se atualizar para conseguir alavancar sua carreira.

Transforme-se, o mundo está em constantes mudanças!

adventure, blur, cartography

Atualmente o cenário é de grandes transformações sociais e instabilidade política e econômica. Consequentemente, o mercado de trabalho é impactado, e isso influencia na valorização de alguns profissionais em relação aos outros. Ganha espaço e reconhecimento o profissional apto a solucionar problemas complexos ligados à sua área de atuação — que, por sua vez, tende a ser cada vez mais restrita. Além da especialidade e do conhecimento, é fundamental possuir outras habilidades, tais como inteligência emocional bem como a capacidade de se autogerenciar e de ser proativo. Porém, para se chegar ao topo e se tornar uma referência, essa realidade só acontece com os especialistas em um assunto, técnica ou ramo do saber.  

Em qual área investir?

A Pós-Graduação visa formar profissionais em áreas específicas. Por isso é preciso que você tenha em mente exatamente em que deseja focar, para que não desperdice tempo e nem dinheiro. Você deve saber aonde quer chegar para encontrar os caminhos que poderão levá-lo até lá, e definir seus objetivos profissionais, suas metas e objetivos, que podem ser de médio ou longo prazo.

Será que a área escolhida combina com o seu perfil?

Quais são os ramos do Direito que despertam seu interesse? Direito do Trabalho, Direito Ambiental, Direito Previdenciário, Direito de Família… É preciso levar em conta seu perfil. Profissionais que alcançam destaque em suas áreas são aqueles que se identificam com o que fazem. Para que se sinta motivado, você precisa amar o que faz! Por isso, reflita bem antes de fazer a sua escolha!

 

Pesquise, pense “fora da caixa”.

Não tome decisões precipitadas antes de conhecer diversas possibilidades e cenários. Após definir seus objetivos, informe-se sobre as áreas que estão em alta e o mercado de trabalho atual. Integre suas escolhas com os objetivos definidos. E ao escolher o curso, analise instituições de ensino, corpo docente, grade curricular, além de buscar referências com quem já fez o curso. Entre em contato com profissionais especialistas na área que escolheu, buscando conhecer a experiência deles.

Inove, seja diferenciado em sua carreira.

Inovação, criatividade e empreendedorismo; São fatores inerentes ao sucesso profissional, e através da atualização é possível estar inteirado às tendências no mercado de trabalho.

Em se tratando do mercado jurídico atual, com tantas mudanças acontecendo na legislação brasileira, não há como ficar parado no tempo. As empresas buscam profissionais qualificados, aptos a encarar desafios habilitados a encontrar soluções inovadoras e confiáveis para diversas questões. Uma pós-graduação proporciona, além do conhecimento técnico, a grande oportunidade de trocar experiências com pessoas que vivem realidades parecidas. Isso aumenta  seu networking e inspira novas soluções a serem aprimoradas dentro do seu universo profissional.

Concluindo…

Para conquistar reconhecimento e melhores oportunidades, alavancar a carreira evitando que seu conhecimento torne-se defasado, especializar-se é necessário. Esta é a tendência geral do mercado de trabalho: valorizar experts e reconhecer seu potencial. Desejamos que este conteúdo contribua para que você faça as melhores escolhas em sua carreira!

  • banner de mestrado

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *